MUNICÍPIOS DO PIAUÍ RECEBEM VANS E AMBULÂNCIAS PARA DESCENTRALIZAR SERVIÇOS SOCIAIS.

Municípios do Piauí recebem vans e ambulâncias para descentralizar serviços sociais; veja cidades beneficiadas.

Ao todo, foram entregues 30 vans com acessibilidade, destinadas ao Programa de Mobilidade da Assistência Social (MobSUAS), e seis ambulâncias para reforçar o atendimento em municípios do interior

Foram entregues, nesta segunda-feira (2), vans e ambulâncias a municípios do Piauí como parte de um conjunto de ações voltadas ao fortalecimento da rede de assistência social e da saúde no estado. A agenda foi conduzida pelo ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, em Teresina, e contou com a presença do governador Rafael Fonteles e do presidente da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), Severo Eulálio.

Reprodução/ GOVPI  -  Municípios do Piauí recebem vans e ambulâncias para descentralizar serviços sociais; veja cidades beneficiadas

Ao todo, foram entregues 30 vans com acessibilidade, destinadas ao Programa de Mobilidade da Assistência Social (MobSUAS), e seis ambulâncias para reforçar o atendimento em municípios do interior. A iniciativa integra a estratégia do governo federal de descentralizar os serviços socioassistenciais, ampliando o acesso da população em situação de vulnerabilidade a políticas públicas essenciais.

As vans são adaptadas para funcionar como unidades móveis de atendimento, permitindo que equipes dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) se desloquem até comunidades mais distantes, povoados e bairros afastados das sedes municipais. Os veículos possibilitam atualização e novos cadastros no CadÚnico, orientação sobre benefícios como o Bolsa Família e o Benefício de Prestação Continuada (BPC), além de acompanhamento de famílias em situação de risco social.

Segundo Wellington Dias, a ação faz parte de uma estratégia integrada de desenvolvimento social. “O compromisso do presidente Lula é trabalhar o desenvolvimento social como parte estratégica do desenvolvimento econômico. Aqui estamos dando três passos ao mesmo tempo: entregando veículos equipados, fortalecendo a assistência social e ampliando oportunidades para a superação da pobreza”, afirmou o ministro.

O governador Rafael Fonteles destacou a importância da articulação entre os entes federativos. “Toda política pública só funciona bem se houver integração entre governo federal, estadual e municípios. O apoio do MDS tem sido fundamental para melhorar o desempenho do Piauí no Cadastro Único e no acesso das famílias aos benefícios sociais”, pontuou.
Municípios contemplados

Municípios contemplados com vans

As 30 vans serão destinadas aos seguintes municípios: Alvorada do Gurgueia, Baixa Grande do Ribeiro, Barra D’Alcântara, Caraúbas, Caridade do Piauí, Corrente, Cristino Castro, Elesbão Veloso, Esperantina, Hugo Napoleão, Ipiranga do Piauí, Isaías Coelho, Joaquim Pires, José de Freitas, Luís Correia, Luzilândia, Oeiras, Paes Landim, Pajeú do Piauí, Paulistana, Pedro II, Picos, Piripiri, Ribeiro Gonçalves, São João da Canabrava, São José do Peixe, São José do Piauí, São Miguel do Tapuio, São Raimundo Nonato e Uruçuí.

Municípios que receberam ambulâncias

As seis ambulâncias foram entregues aos municípios de Novo Santo Antônio, Aroazes, Santo Antônio de Lisboa, Cristino Castro, São João da Fronteira e Redenção do Gurgueia.
Acredita no Primeiro Passo

Além da entrega dos veículos, a agenda também marcou a adesão da Alepi ao Programa Acredita no Primeiro Passo, iniciativa voltada à qualificação profissional e à inclusão produtiva de famílias inscritas no CadÚnico.

De acordo com Wellington Dias, a proposta prevê a qualificação inicial de mil pessoas em áreas com potencial de geração de renda, como energia solar e a política de cuidados, especialmente voltada ao atendimento de idosos.

“Não se trata apenas de ofertar cursos, mas de selecionar áreas com efetiva oportunidade de emprego ou de empreendedorismo, garantindo aumento de renda para essas famílias”, explicou.

A iniciativa será desenvolvida em parceria com instituições de ensino, incluindo a Universidade Federal do Piauí, ampliando o alcance das ações de capacitação e fortalecendo as estratégias de superação das vulnerabilidades sociais no estado.

O DIA.COM - TERESINA

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.