DATA FOLHA | LULA, MANTÉM VANTAGEM NO 1º TURNO COM 41%; FLÁVIO COM 31%


Presidente Lula lidera eleições de 2026 com 41% das intenções de voto, segundo pesquisa Datafolha.

Flávio Bolsonaro aparece em segundo lugar com 31%, mantendo posição desde a última pesquisa.
Resultado do segundo turno mostra Lula com 47% contra 43% de Flávio Bolsonaro, repetindo dados de maio.
Pesquisa foi realizada em 139 municípios e está registrada no TSE sob o número BR-09956/2026.
Outros pré-candidatos ficam distantes dos líderes, com Ronaldo Caiado e Renan Santos em 3% cada.


Flávio Bolsonaro (PL) e presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) | Foto: Reprodução

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) mantém a liderança na disputa presidencial de 2026, com 41% das intenções de voto no cenário mais provável de primeiro turno. O senador Flávio Bolsonaro (PL) aparece em segundo lugar, com 31%. Os dados são da pesquisa Datafolha, divulgada neste sábado (20) pelo jornal Folha de S.Paulo.

O levantamento ouviu 2.004 eleitores em 139 municípios entre os dias 17 e 18 de junho. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, e o estudo está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-09956/2026.

Os números permanecem iguais aos da pesquisa anterior, divulgada em 22 de maio. Na ocasião, o levantamento foi o primeiro realizado integralmente após a divulgação do caso envolvendo Flávio Bolsonaro e o banqueiro Daniel Vorcaro, do Banco Master.

A situação se repete no segundo turno. Lula mantém vantagem, com 47% das intenções de voto, contra 43% de Flávio Bolsonaro, repetindo o resultado divulgado em 22 de maio. No levantamento de 16 de maio, os dois apareciam tecnicamente empatados, com 45% cada.

Confira os números do cenário de segundo turno:Lula: 47% (eram 47% em 22 de maio, 45% em 16 de maio e 45% em abril);
Flávio Bolsonaro: 43% (eram 43% em 22 de maio, 45% em 16 de maio e 46% em abril);
Não sabem ou não responderam: 1% (eram 2% em 22 de maio, 1% em 16 de maio e 1% em abril);
Brancos, nulos ou nenhum: 8% (eram 9% em 22 e 16 de maio, 8% em abril e 10% em março).

Os demais pré-candidatos aparecem distantes dos líderes. Ronaldo Caiado (PSD) e Renan Santos (Missão) registraram 3% cada.Romeu Zema (Novo), Aécio Neves (PSDB), Samara Martins (UP) e Augusto Cury (Avante) marcaram entre 2% e 1%.
Na pesquisa espontânea, em que os nomes dos candidatos não são apresentados aos entrevistados, Lula lidera com 30%, seguido por Flávio Bolsonaro, com 17%.

Em votos válidos, incluindo brancos/nulos e não sabe/não respondeu?Lula: 52,2%
Flávio Bolsonaro: 47,8%

A pesquisa é a segunda realizada integralmente após a divulgação das conversas entre Flávio Bolsonaro e o banqueiro Daniel Vorcaro, controlador do Banco Master. Além disso, é a primeira realizada após o governo de Donald Trump classificar o Primeiro Comando da Capital e o Comando Vermelho como organizações terroristas e anunciar novas tarifas sobre produtos brasileiros.

MEIONORTE

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.