PM DIZ QUE FORÇA LETAL FOI UTILIZADA APÓS AMEAÇA IMINENTE EM CAMPO MAIOR.
Por Tarcio Cruz
Na nota, a PM informou que a equipe seguiu os protocolos operacionais previstos para gerenciamento da ocorrência, priorizando a preservação da vida e observando os princípios do Uso Diferenciado da Força. A corporação destacou que, inicialmente, foram realizadas verbalizações e tentativas de negociação para obter a rendição voluntária do homem. Veja a nota completa no final da matéria.
Ainda conforme a Polícia Militar, diante da permanência da situação de risco, foram empregados instrumentos de menor potencial ofensivo, como munições de elastômero e um dispositivo eletrônico de incapacitação neuromuscular (Taser). No entanto, segundo a corporação, as medidas não foram suficientes para conter a ameaça.
"A ameaça permaneceu ativa e iminente, colocando em risco a integridade física dos policiais e das demais pessoas presentes. Nesse contexto, houve o emprego da força potencialmente letal como medida extrema para cessar a agressão e preservar vidas", informou a PM.
A corporação lamentou o desfecho da ocorrência e afirmou que "toda perda de vida humana representa um resultado indesejado". A nota também reforça que a atuação dos policiais é pautada pelos princípios da legalidade, necessidade, proporcionalidade, razoabilidade e responsabilidade, além de destacar investimentos permanentes em capacitação, gerenciamento de crises, técnicas de desescalonamento e emprego racional da força.
A Polícia Militar informou ainda que todos os procedimentos legais e administrativos serão adotados para apurar as circunstâncias da ocorrência, garantindo transparência e controle institucional.
Entenda o caso
O caso ocorreu na tarde de sexta-feira (26), quando uma equipe do Policiamento Tático do 15º Batalhão foi acionada para atender uma ocorrência de vias de fato em Campo Maior. De acordo com as informações repassadas pela corporação, os policiais encontraram o suspeito armado com um facão e deram ordem para que ele se rendesse.
Segundo a PM, após a recusa do homem, foram utilizados um Taser e munições de elastômero, que não conseguiram impedir a investida. O suspeito teria avançado contra os policiais e atingido um militar com um golpe de facão. Diante do risco iminente, os agentes efetuaram dois disparos de arma de fogo. O homem morreu no local.
O policial ferido foi socorrido, passou por cirurgia no Hospital Regional de Campo Maior e, conforme a corporação, não corre risco de morte. Os demais integrantes da equipe sofreram escoriações leves durante a ação.
Nota completa
"A Polícia Militar do Piauí informa que, durante o atendimento de uma ocorrência registrada no município de Campo Maior, envolvendo um indivíduo portando arma branca e apresentando comportamento que representava ameaça concreta e iminente à integridade física de populares e dos policiais militares no local, foram adotados os protocolos operacionais previstos para gerenciamento da situação.
Conforme informações preliminares, a atuação policial ocorreu de forma progressiva, observando os princípios do Uso Diferenciado da Força e priorizando a preservação da vida. Inicialmente, foram realizadas verbalizações e tentativas de negociação com o objetivo de obter a rendição voluntária do indivíduo.
Diante da permanência da situação de risco, foram empregados instrumentos de menor potencial ofensivo, incluindo munição de elastômero e dispositivo eletrônico de incapacitação neuromuscular (TASER), em conformidade com os procedimentos técnicos aplicáveis.
Contudo, mesmo após o esgotamento das alternativas operacionais disponíveis, a ameaça permaneceu ativa e iminente, colocando em risco a integridade física dos policiais e das demais pessoas presentes. Nesse contexto, houve o emprego da força potencialmente letal como medida extrema para cessar a agressão e preservar vidas.
A Polícia Militar do Piauí lamenta o desfecho da ocorrência e reforça que toda perda de vida humana representa um resultado indesejado.
A Corporação reafirma que sua atuação é pautada pelos princípios da legalidade, necessidade, proporcionalidade, razoabilidade e responsabilidade, mantendo investimentos permanentes em capacitação profissional, treinamento continuado, gerenciamento de crises, técnicas de desescalonamento e emprego racional da força.
A PMPI informa ainda que serão adotados todos os procedimentos legais e administrativos cabíveis para apuração completa dos fatos, assegurando transparência, controle institucional e o devido esclarecimento das circunstâncias da ocorrência.
A Polícia Militar do Piauí permanece comprometida com a preservação da vida, a manutenção da ordem pública e o cumprimento de sua missão constitucional em defesa da sociedade piauiense"


Nenhum comentário