DICAS: PROFESSOR LISTA POSSÍVEIS TEMAS DA REDAÇÃO DO ENEM 2013

Neste final de semana (26 e 27) estudantes de todo o Brasil devem comparecer aos seus respectivos locais de prova para realizarem o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). Uma das etapas que geram mais nervosismo entre os candidatos é a redação. 


Em entrevista ao Notícia da Manhã desta quarta-feira (23), o professor de redação Roger César citou alguns dos temas que podem surgir na prova, entre eles a questão ambiental e os 25 anos da Constituição Federal.

"Com relação à questão ambiental, pode ser exigido do aluno uma dissertação sobre o lixo, sobre o comportamento do cidadão e o tratamento de resíduos sólidos. Sobre o aniversário da Constituição, pode ser pedido algo relacionado aos direitos dos cidadãos e às manifestações recentes", alertou o professor.


Temas relacionados à política, segundo Roger, também poderão ser trabalhados, especialmente pelo cenário internacional de guerras. "O mensalão e a intolerância política são bons temas", completou.

No Enem o aluno deverá escrever uma dissertação argumentativa. "Deverá desenvolver um ponto de vista claro e bem fundamentado. Radicalismos não são bem vistos e a linguagem formal tem que ser mantida. Além disso, ao final do texto o estudante deve colocar as propostas de intervenção e mostrar objetividade aliada ao conhecimento de mundo", orientou o docente.

O ideal é que o candidato escreva de 25 a 30 linhas, evite rasuras e mantenha a coerência textual. É importante lembrar que no Piauí a prova começará a ser aplicada ao meio-dia em ponto (12h) por conta do horário de verão. Alunos atrasados serão impedidos de entrar. Os portões estarão abertos a partir das 11h.

Fonte: Cidade Verde

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.