IMEPI QUER GARANTIR QUALIDADE NO CONSUMO DE ÁGUA NO PIAUÍ

O Instituto de Metrologia do Piauí (Imepi) está realizando uma campanha de conscientização para fabricantes e consumidores no que diz respeito à aquisição de aparelhos para melhoria da qualidade da água (água potável). Nessa categoria estão incluídos os filtros de cerâmica (barro), filtros de acrílico, purificadores de água, etc.

"O Imepi sediará uma reunião no dia 20 de novembro com entidades envolvidas no processo de fabricação e certificação desses aparelhos, para discutir a necessidade de melhorar a qualidade da água utilizada para o consumo humano no Piauí, garantindo mais saúde e segurança para a população”, afirmou o diretor geral do Imepi, Messias Júnior.

Desde 2010, os fabricantes só podem lançar no mercado aparelhos certificados pelo Inmetro. O prazo para os lojistas revenderem o produto sem a certificação expirou em 2011. Para obter a certificação, os aparelhos para melhoria da qualidade da água passam por três ensaios: desempenho para retenção de partículas, redução de cloro livre e eficiência bacteriológica. Nos aparelhos que utilizam sistema elétrico é realizado também o ensaio de isolamento, para evitar choques.

Fonte: Cidade Verde

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.