ADUTORA VAI TRAZER ÁGUA DO SÃO FRANCISCO PARA INTERIOR DO PIAUÍ


O ministro da Integração Nacional, Francisco José Coelho, aprovou o projeto que detalha a construção de uma adutora para levar água do rio São Francisco até o município de Caracol. O estudo foi elaborado pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba (Codevasf) a pedido do deputado federal Jesus Rodrigues e do prefeito Nilsão.

Acompanhado do presidente da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), Henrique Pires, o deputado Jesus esteve no Ministério da Integração na última quarta-feira (02), quando foi orientado pelo ministro a encaminhar justificativa técnica da obra ao GPAC, grupo subordinado ao Ministério do Planejamento que estuda os projetos a serem incluídos no Programa de Aceleração do Crescimento – PAC 3.

“Estamos trabalhando nesse projeto, buscando apoio, cumprindo os trâmites necessários desde outubro do ano passado, sempre contando com a sensibilidade do governo federal em relação à necessidade urgente de levar área para aquela região, uma das mais castigadas pela seca. A ideia é que cidades vizinhas como Jurema, Anísio de Abreu e Fartura também possam entrar em uma etapa futura”, afirma Jesus Rodrigues.

Até a próxima sexta-feira (11) deverá ser apresentada uma nota técnica da obra aos Ministérios da Integração e do Planejamento. O serviço tem um custo estimado em R$ 6 milhões e deve ser executado pela Codevasf.

O projeto precisou passar por adaptações, já que a proposta inicial consistia em fazer um prolongamento da adutora de Campo Alegre de Lourdes, que está sendo construída na Bahia, a partir da comunidade Angico dos Dias. De acordo com o engenheiro da Codevasf Rodrigo Beneveli, o ideal é construir uma outra adutora em paralelo, partindo direto de Campo Alegre de Lourdes para Caracol.

Fonte: GP1

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.