GOVERNO SUSPENDE REPASSES DESTINADOS A OPERAÇÃO CARRO-PIPA NO PIAUÍ

“O Governo Federal está nos enganando e cada vez mais está sendo constatada essa retaliação ao Governo do Piauí”, disse a secretária de Defesa Civil do Estado, Simone Pereira, sobre a falta de repasses do Governo Federal para a operação carro-pipa. Segundo a secretária, durante uma reunião ocorrida em Brasília, o Ministério das Relações Comerciais informou que o Governo Federal não iria mais fornecer recursos para a operação.

“Após o nosso questionamento sobre a decisão, nos informaram que este ano nenhum município brasileiro havia recebido um real, porém, o assessor parlamentar do deputado Júlio Cesar, o qual monitora esse tipo de informação, nos forneceu a cópia dos empenhos de repasse feitos no ano de 2014, onde consta que alguns municípios receberam sim o repasse. Inclusive no Ceará o total foi de dezessete milhões e seiscentos mil reais. É lamentável que brigas políticas estejam impedindo que algo tão essencial à vida que é a água chegue até a população.”, afirma Simone Pereira.


Simone afirma ainda que, desde outubro do ano passado, o Governo Federal suspendeu o repasse. Ela conta que a operação carro-pipa teve continuidade até o final de março deste ano com recursos próprios da Secretaria de Defesa Civil, mas por ser uma ação cara, o órgão teve que interrompê-la.

“O total de 94 municípios é contemplado com esses veículos, sendo que o custo para isso é de mais ou menos R$ 2,5 milhões. O Estado não teve com arcar com essa quantia e por isso houve a suspensão”, afirma a secretária de Defesa Civil do Estado.

Ainda de acordo com a secretária, cerca de 500 veículos do exército, além de 300 da Defesa Civil, estavam compensando a falta dos repasses, porém, a demanda não estava sendo suprida. “O município de Marcolândia, por exemplo, é 100% abastecido pelo carro-pipa, por isso, quando acaba o período chuvoso e a água nas cisternas a população fica sem alternativa, já que não tem água encanada”, afirma Simone Pereira.

O deputado federal Júlio César (PSD), que também esteve presente na reunião ocorrida em Brasília, irá entregar ainda neste sábado (12) para o governador Zé Filho (PMDB), um documento constando as soluções para a questão.

“Não falta carro-pipa no Piauí, o que falta é a boa vontade do Governo Federal em fornecer recursos para eles poderem trafegar no Estado. Eu não sei se é por falta de dinheiro ou se é só má querência com o governador Zé Filho, o fato é que o Governo Federal tem que tomar alguma providência”, disse o deputado.

Ainda segundo Júlio César a probabilidade é que a situação seja resolvida ainda neste ano. “Acho que vai ter solução, pois, possibilidade eu sei que tem. Inclusive o governador está querendo utilizar recursos do próprio Estado, mas só nos resta esperar uma resposta do Governo Federal”, afirma o parlamentar.

Fonte: Portal AZ

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.