SIMÕES-PI FEZ REPRESENTAÇÃO NA APPM PARA REUNIÃO SOBRE REGIME PREVIDENCIÁRIO

 
Vice-prefeita Claudeir Feitosa, secretário da administração Edilberto Abdias e os vereadores Joaquim Honório (Ademir), Amâncio, Pedro Custódio, José Aparecido (Zezé Moraes), Luciano César e Gilson Cândido estiveram presentes na reunião na APPM (associação piauiense de prefeitos municipais), para assistirem as palestras sobre o RGPS (regime geral de previdência social) e RPPS (regime próprio de previdência social). Os palestrantes fizeram explanação e avaliação muito bem feitas, pois eram a nível nacional, onde trataram o assunto, pois os municípios do Piauí estavam quase todos representados.
            
O QUE DISSE O SECRETÁRIO EDILBERTO ABDIAS: O regime de previdência próprio requer uma responsabilidade, não somente do gestor do momento, mas pela a sobrevivência futura do próprio regime nos municípios.
              
A RETROSPECTIVA:  Quando Dr. João Batista foi prefeito, ele criou o RPPS, mas não aderiu ao regime próprio e sim continuou com os funcionários contribuindo para o RGPS através do INSS. Naquela época talvez houvesse uma viabilidade bem maior, mas havia uma mal gestão dos recursos e das empresas que administravam o RPPS. Os funcionários saíram da CLT e passaram para o regime estatutário.
                
NO ATUAL MOMENTO: No momento o que requer dos municípios é
cautela. No Estado do Pernambuco têm 184 municípios com cerca de 150 no RPPS, mas existem alguns municípios com problemas. No Piauí tem 224 municípios com 63 no RPPS, o que é uma solução para o município, pois Simões-PI paga mais de R$ 300.000,00 para o INSS, no caso da aderência ao RPPS  paga-se 50% desse valor. Hoje, pelo que se ouviu na palestra, é ter paciência,  pois país está passando por momentos de mudanças com os projetos das reformas trabalhista e da previdência que estão em andamento, depois de passado pelo congresso, então será hora de buscar estudiosos para que se possa ter uma noção com melhor visão com relação a nosso município. Simões já tem mais de 60 anos de existência, com muitos  funcionários em fase de aposentadoria, então precisa-se fazer toda uma avaliação. 

O prefeito Zé Wlisses concorda que neste momento não é momento pra mudança ao tempo que tranquiliza todo funcionalismo, pois nada agora vai mudar. Se no futuro vir a passar para o RPPS, será feito todo um completo estudo com uma assessoria para aprofundar na questão, e logicamente chamar as classes, câmara de vereadores e o sindicato para conversa e melhor esclarecer toda essa situação. Então para o momento nada muda com relação a regime previdenciário em Simões-PI.

CLIQUE AQUI E VEJA MAIS FOTOS

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.