PREFEITURA DE SIMÕES-PI E SECRETARIA DA SAÚDE REALIZARAM O MOMENTO SAÚDE.

   Este evento foi realizado em comemoração ao 63 anos de emancipação  política de Simões-PI.  Foram  realizados testes rápidos para diagnóstico de HIV, sífilis, hepatite B, hepatite C, verificação de pressão arterial, verificação de glicemia capilar, avaliação de peso, prevenção do câncer de boca e escovação supervisionada.
  José Wilson de Carvalho (Zé Wlisses) prefeito municipal de Simões-PI, proferiu discurso no qual parabenizou toda equipe da saúde em nome da secretária  da saúde e 1ª dama Dra. Isamária Dantas.  Se  referiu também aos relevantes serviços prestados à saúde da população.
  Dra. Isamária Dantas, secretária municipal da saúde, falou sobre o caminhão da saúde da mulher que a cada dia vai comtemplar e mais e mais mulheres. Agradeceu a presença dos idosos no evento “momento saúde” valorizando sua vida e sua saúde ao tempo em agradeceu toda equipe de trabalho.
  Aparecida, agente de saúde, usou da palavra e ressaltou a importância do trabalho desenvolvido por Dra. Isamária e do prefeito Zé Wlisses.
HOMENAGEM AO AGENTE DE SAÚDE PROFERIDO PELA ENFERMEIRA RENATA SULAMITA.

  O agente comunitário de saúde é a base da estratégia de saúde da família,  são a ponte que liga a população aos profissionais e serviços de saúde. Sem o ACS não existe Saúde da Família. O agente de saúde é quem está na linha de frente deste campo de batalha que é o cuidado com a saúde da população, no acolhimento, no cadastramento, na entrega do exame, no acompanhamento.

 Em muitos momentos não tem vida própria: sai na rua e vem um querendo o resultado do exame que não chegou; outro querendo remarcar uma consulta a qual ele esqueceu de comparecer, outra querendo uma vaga para mamografia na unidade móvel de saúde da mulher. Tudo isso acontece no feriado, no domingo... isto quando não vão à sua casa, tarde da noite, querendo alívio para suas dores...e mesmo quando o horário é de descanso a vontade de ajudar prevalece, pois o que importa é promover algum alívio para a dor e a angústia de quem os procura.

O ACS é a base, mas não é chão: não foi feito para ser pisado; nem xingado, maltratado. Tem que ser respeitado. Vida de ACS não é fácil: se revolta com o sistema demorado e imperfeito, se entristece quando um paciente larga o tratamento de hanseníase no meio, se irrita com o hipertenso que interrompe o uso da medicação, chora quando morre um outro... papelada atrasada, cadastro de famílias pra atualizar, sistema fora do ar...Mas nem tudo é tristeza: se alegra com o nascimento, com a cura de algum enfermo, com um copo de água ou o cafezinho oferecido numa visita domiciliar...

Sente suas energias renovadas quando alguém diz simplesmente:
- Bom dia! - Por favor! - Obrigado!

 São estas pequenas  alegrias que renovam suas forças e lhe fazem seguir em frente, acalentando o acamado, dando esperança ao desesperançado, acolhendo o adoentado, sustentando o maltratado. Ser agente de saúde é ser povo, é conhecer de perto a realidade e a intimidade das famílias, é ser o mensageiro da saúde da comunidade. Por isso, a prefeitura de Simões, através da Secretaria Municipal de Saúde, parabeniza e agradece a esses profissionais que colaboram para que a saúde em nosso município ofereça carinho e dignidade aos seus usuários.

 Esperamos poder continuar contando com o trabalho e o empenho de todos.

CLIQUE AQUI E VEJA MAIS FOTOS

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.