SAÚDE COMEMORA DIA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA.

 No dia-a-dia, convivemos com as ações sanitárias que, por muitas vezes, nem percebemos. Sejam nos alimentos que consumimos, seja na medicação que fazemos uso, seja no ambiente hospitalar ou mesmo na limpeza de nossas casas, temos a Vigilância Sanitária. E neste dia 5 de agosto, comemora-se o dia Nacional de Vigilância Sanitária, onde o Sistema Nacional de Vigilância, representado pela ANVISA, pelas VISAs estaduais e municipais, comemora a data, que é uma referência ao nascimento do maior expoente sanitarista do país, Oswaldo Cruz. 

 No Piauí, as comemorações serão estendidas por todo mês de agosto. De acordo com a Diretora da Vigilância Sanitária do Estado(DIVISA), Tatiana Chaves, várias ações vão demonstrar que diariamente a Vigilância se faz presente em nossas vidas, ao garantir uma rede de proteção e monitoramento no que consumimos, usamos e usufruímos. “As ações de vigilância sanitária são bastante complexas e têm um campo de atuação muito grande, permeando todo o nosso dia a dia. Se formos detalhar, por exemplo, na área de alimentos, temos vários produtos e serviços que são oferecidos pela população que precisam desse controle sanitário, como nas padarias, supermercados, frigoríficos, restaurantes, lanchonetes, hotéis e motéis”.

 Essa rede de proteção envolve profissionais que atuam nos municípios e que serão premiados pelas melhores experiências. “Vamos premiar as três experiências mais exitosas que as VISAs conseguirem conduzir no seu município”, anuncia a diretora. “Nosso intuito é sensibilizar gestores, profissionais e os cidadãos que representam a sociedade civil organizada e o controle social para a importância da vigilância sanitária no nosso dia a dia. E essas experiências mostram o importante papel desses profissionais na garantia da qualidade de produtos e serviços”.

 A diretora elenca as diversas atividades que passam pelo controle da Vigilância Sanitária. “Se a gente pensar nos medicamentos, nós temos as drogarias, farmácias de manipulação. Na nossa casa, os usos dos saneantes, desinfetantes, detergentes, inseticidas e cosméticos. Temos ainda os salões de beleza, academia, na área de serviços de saúde, clínicas, hospitais, consultórios odontológicos, de rádio diagnóstico, ou seja, o nosso dia-a-dia passa pelas ações da Vigilância”. 

 Uma das ações comemorativas será realizada neste sábado, 5, a partir das 10h, no Teresina Shopping. Serão amostras para que a população tenha um olhar mais apurado sobre produtos e serviços que passam por um controle de qualidade, segurança, eficácia e efetividade para as boas práticas sanitárias, tanto na área de alimentos, medicamentos, cosméticos, saneantes como também na área hospitalar. 

  “O que a Vigilância quer mostrar para a população, é que, no nosso dia a dia, todos os produtos e serviços que são consumidos, ele tem um olhar dessa vigilância sanitária. É importante que a população tenha uma compreensão maior de sua atuação. A Vigilância Sanitária está no nosso dia-a-dia, numa demonstração que também somos SUS ao usar produtos e serviços garantidos por técnicos da Vigilância Sanitária”, afirma Tatiana Chaves.
Programação


Dia 5 de agosto – Teresina
A partir das 11h às 20h - Ações no Shopping Teresina
Exposições, apresentações de trabalhos, bate-papos 

Fonte: Cidade verde

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.