REUNIÃO DO BNB COM PEQUENOS AGRICULTORES NA CÂMARA DE VEREADORES EM SIMÕES-PI

A reunião tratou de crédito, dívida dos agricultores e da lei 13.340  que traz  vantagens para o pequeno agricultor com dívida até 2006 e até R$ 15.000,00 (quinze mil reais), como: desconto de até 95%, renegociação/liquidação de dívidas contratadas até 2011. O percentual do rebate para liquidação será em função do somatório dos valores contratados inicialmente de todas as  operação que se enquadrem na lei. O rebate será em função do saldo devedor atualizado, a partir da data da contratação da operação original, com base nos encargos contratuais de normalidade, excluídos os bônus, sem o cômputo da multa ou quaisquer outros encargos por inadimplemento.
 O Dep. federal Júlio César, presidente da FAEP, do conselho de administração do SENAR e relator da Lei 13.340, disse em entrevista que fez enquete com 27 senadores, os 151 deputados federais que elegeram a renegociação dos débitos do agricultores com 50% de  suas prioridades. Disse que passou 15 meses estudando os efeitos da seca que faz com o pequeno agricultor perde a totalidade da produção, fazendo a inibição do agricultor a pagar, sendo isso a causa da inadimplência no nordeste. O deputado pediu a todos os agricultores para que façam adesão rápida a esta lei e fique em situação de regularidade para possa adquirir novos empréstimos.
 José Wilson de Carvalho (Zé Wlisses) prefeito municipal de Simões-PI, anunciou que vai mandar para a câmara municipal   um projeto de lei que trará benefícios para 267 pequenos agricultores. Após aprovação e sansão, a prefeitura vai quitar as dívidas desses agricultores utilizando o fundo de aval do  município. A quitação da dívida será de operações até 2006 e até R$n15.000,00.
A gerente geral do BNB-Araripina-PE, Alyane Hipólito, fez uma explanação sobre a lei 12.340 ao tempo em que explicava as vantagens da mesma. Disse que o papel principal da reunião é fazer com que o agricultor faça adesão e o objetivo é fazer novos financiamentos.
O agente de desenvolvimento da superintendência estadual de Pernambuco, Josenildo Torres, verbalizou que o benefício e a bonificação da lei 13.340 são grandes, pois a agricultor regularizado pode fazer novas operações, disse que está a disposição de todos para tirar qualquer dúvida. Pediu adesão a lei, pois o prazo é até 29 de dezembro de 2017, pois trata-se de uma lei federal que tem  prazo pra acabar.
O deputado  estadual Georgiano neto, falou que  por motivo das perdas, os agricultores não conseguiram pagar as dívidas. Hoje a prefeitura através do fundo de aval vai quitar dívidas de 267 agricultores, totalizando um benefício estendido a todos os  familiares em torno de mil pessoas, com média de três a quatro pessoas por família. Disse que a prefeitura faz um grande programa social com a quitação das dívidas, garantindo assim acesso a novos créditos.
Edilberto Abdias, secretário de município da administração, disse da sua alegria em ouvir o prefeito anunciar a quitação de dívidas de 267 pequenos agricultores. Disse que a prefeitura ao assumir essas dívidas e os agricultores estarão habilitados a contratar um novo empréstimo.
 Ao final,  o prefeito Zé Wlisses, Aurismar Gomes e os funcionários do BNB permaneceram  por muito tempo prestando esclarecimentos para os agricultores.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.