20 DE NOVEMBRO - DIA NACIONAL DA CONSCIÊNCIA NEGRA


GRUPO DE CAPOEIRA DA ESCOLA  MUNICIPAL EUSTÁQUIO CARVALHO - POVOADO MARIA PRETA-SIMÕES-SIMÕES-PI.

 Esta data foi oficializada para uma reflexão sobre a importância do povo e da cultura africana, assim como o impacto que tiveram no desenvolvimento da identidade da cultura brasileira.
 Os quilombolas liderados por Zumbi formavam a resistência ao sistema escravocrata que vigorava e eram os principais responsáveis pela preservação da cultura Africana do Brasil. Deles muitos herdamos e carregamos uma profunda influência da cultura negra, a qual está nitidamente presente em várias áreas do conhecimento: na religião, na política, nas artes, na sociologia e na gastronomia, entre outras.
 Vale ressaltar que no município de Simões no Século XIX, existiu uma “senzala” do Sr. Florentino Bartolomeu (seu Flor do Caititu) com muitas escravas vindas de regiões do Brasil para o serviço doméstico nas fazendas. Uma prática que se entrecruza e se impõe à dominação dos colonos no processo da escravatura da época. Entre elas estava a Escrava “Maria Preta” cujo nome foi dado ao Povoado, porque ela morrera naquele lugar.
 Em Simões, um percentual da população é constituído de remanescentes quilombolas: Região do Povoado Maria Preta e Serra do Jatobá. Razão pela qual as escolas municipais rurais possuem elevado número de alunos remanescentes, os quais são respeitados e valorizados como tal e se destacam na dança, no artesanato e na literatura de cordel, característica também dos alunos da cidade. Urge, portanto, que se trabalhe efetivamente o combate ao preconceito contra o racismo.
 Partindo desta reflexão, passamos a valorizar cada vez mais esse público e reconhecer seus talentos relevantes e a contribuição dada para a cultura do Piauí e do Brasil.
              José Wilson de Carvalho - prefeito municipal de Simões-PI
            E com o propósito de combater o preconceito e propiciar espaços de oportunidades, quero firmar compromisso, como Gestor Municipal, de criar mecanismos de ações que contemplem projetos para promover aos afrodescendentes do município, a fim de que eles produzam e possam difundir seus produtos culturais em feiras culturais para ajudar na renda familiar e transformar preconceito e discriminação em cidadania.

A todos os afrodescendentes o nosso apreço.

José Wilson de Carvalho – Prefeito Municipal

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.