ANEEL LIBERA NOVAS PARQUES EÓLICOS PARA O PIAUÍ


Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) liberou para operação comercial no último dia 17 de novembro, seis usinas geradoras da Usina Eólica Ventos de São Vicente 10, com capacidade de 2,1 mil kW cada. O empreendimento fica localizado no município de Curral Novo do Piauí, abarcando investimentos da ordem de R$ 112 milhões.
Nos últimos meses, a Aneel já havia autorizado a operação comercial da Usina Ventos de São Vicente 14, com investimentos de igual envergadura, na ocasião, autorizando também dois empreendimentos em Caldeirão Grande do Piauí: Ventos de Santa Regina, com as unidades UG3, UG4, UG5, UG6 e UG9, de 2.700 kW cada, totalizando 13.500 kW de capacidade e a Ventos de Santo Adriano, que compreende as unidades UG8 a UG11, de 2.700 kW, totalizando 10.800 kW de capacidade instalada.

Seguindo o potencial no setor de energias renováveis no Piauí, outros despachos também foram oficializados neste semestre apontando para o início de operação em teste da Usina Eólica Ventos de Santo Adriano e a operação comercial da Usina Eólica Ventos de Santa Edwiges, ambas localizadas em Caldeirão Grande do Piauí.

Em geral, as unidades geradoras liberadas para teste na Usina Eólica Ventos de Santo Adriano totalizam geração estimada de 8,1 mil kW. O Piauí tem se destacado na produção de energia eólica em todo o país, no primeiro quadrimestre desse ano, o Estado fechou na quinta colocação nacional, chegando a 262 MW/médios; os dados são da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE).


O levantamento ainda mostra que o Estado apresentou um crescimento de 16,8%, na comparação com o indicativo final consolidado em 2016, no que tange a capacidade instalada, chegando a 1.069 MW, e começa a se aproximar do Rio Grande do Sul, que figura como a quarta maior força no setor.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.