ÚLTIMA SESSÃO DA CÂMARA MUNICIPAL DE VEREADORES EM SIMÕES-PI, DO ANO DE 2017

Em 19 de dezembro de 2017, foi realizada a última sessão ordinária do ano legislativo de 2017. A câmara de vereadores de Simões-PI, aprovou matérias importantes para o município como:

 - Plano plurianual – PPA de desenvolvimento pra o quadriênio de 2018 a 2021.

- Orçamento – programa do exercício financeiro de 2018.

Os vereadores falaram sobre o ano legislativo de 2017, sobre seus projetos, requerimentos e felicitaram aos funcionários da casa e toda população simonense, desejando feliz natal e próspero ano de 2018.

 Encerrada a sessão ordinária, o presidente da casa legislativa, Gilson Cândido, convocou sessão extraordinária.

 Na sessão extraordinária foi aprovado em regime de urgência urgentíssima, o projeto de lei nº 021 de 14 de dezembro de 2017, que dispõe sobre o - SUAS - sistema único de assistência social do município e dá outras  providências. Foi justificada a ausência da vereadora Rúbia Moura.

 A assistente social, Ana Gardênia, esteve em reunião  antes da votação, com Vereadores pra explicar a importância do projeto encaminhado pelo executivo a casa e a necessidade de aprovação do mesmo.

 Projeto que institui a nível Municipal  o -SUAS- Sistema Único de Assistência Social.

  A Assistência Social, desde o reconhecimento das políticas sociais como políticas públicas, vem tentando avançar, através de instrumentos legais. Em 2011 com a reformulação da LOAS, instituindo o SUAS como sistema único da assistência social, descentralizado e participativo, o governo federal, os estados e municípios, passaram a ser corresponsáveis pelo financiamento e execução da política de assistência social, havendo a necessidade de adequação de suas legislações estaduais e municipais.

Em 2014, o CNAS, juntamente com a CIT, estabeleceram um pacto de aprimoramento do SUAS  para o quadriênio 2014/2017, por meio da resolução nº 18 de 15/07/2013 - CNAS, estabelecendo metas e prazos para os municípios adequarem suas estruturas , legislações, etc...

E agora estava finalizando o último prazo que dá legislação que institui o SUAS  nos municípios. Sendo assim, o município priorizou a votação ainda em 2017, visto a necessidade de adequação e pra não correr riscos de ser penalizado.

Então o SUAS, ele se configura como documento legal que dá parâmetros pra execução da assistência social a nível de município e estabelece objetivos, princípios, diretrizes que norteiam a gestão da Política a nível de município, dando legalidade as decisões da gestão no que diz respeito a concessão por exemplo dos benefícios eventuais.

Funções do CMAS

 Dá gestão, das proteções sociais  básicas e especiais  através dos CRAS e CREAS.

Em tempo, os vereadores entraram em recesso parlamentar e voltarão aos trabalhos das sessões ordinárias, conforme normas regimentais da casa, em 20 de fevereiro de 2018.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.