SIMÕES-PI |PALESTRA SOBRE O AVC COM O MÉDICO ROGÉRIO XAVIER


A palestra sobre o AVC foi promovida pela secretaria municipal da saúde de Simões-PI e teve o objetivo de esclarecer a população sobre o acometimento do mesmo.
 O Dr. Rogério Xavier utilizou um linguajar fácil, objetivo e elementar, isso para melhor compreensão de todos, o que levou a uma melhor conscientização dos sintomas do AVC (acidente vascular cerebral), com pensamento de informar sobre a prevenção.
 Isamária Dantas – secretaria da saúde municipal, fez referência ao dia 26 de abril que é o dia nacional de combate a hipertensão arterial (pressão alta). Durante todo mês de abril a secretaria da saúde trabalhou o tema com relação a pressão alta e especificamente sobre o AVC, que é uma das consequências da falta de controle da pressão arterial.  Devido  acontecer muitos casos de AVC na população de Simões é muito importante trabalhar esse tema. Durante todo mês de abril os PSFs na zona rural  trabalharam com palestras, distribuição de folders ou panfleto e divulgação na rádio veredas FM, com o objetivo de levar mais informação para a população sobre o AVC e pressão alta. Novos estudos mostram que o AVC está levando muitas pessoas ao óbito ou deixa com sequelas, neste caso o doente envolve toda família para os devidos cuidados.
 Com relação a saúde pública, é uma preocupação da secretaria da saúde  sempre está oferecendo ações para contribuir para a prevenção das doenças.
    Emanuela Silva - Coordenadora da atenção básica, também falou sobre o tema
 O  AVC  é a principal causa de morte e incapacidade no Brasil e no mundo. É grave, mas existem medidas preventivas importantes que diminuem os riscos de sua incidência. Todos tem que tratar os fatores de risco que são: Diabetes, hipertensão, colesterol alto, doenças cardiovasculares e sedentarismo, dentre outras, Para diminuir índices do AVC, tenha uma dieta balanceada, pare de fumar, ingerir bebidas alcoólicas e fazer exercícios físicos.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.