SIMÕES-PI - I FÓRUM COMUNITÁRIO DO SELO UNICEF RUMO A MAIS UMA CONQUISTA


 No dia 13 de julho de 2018, foi realizado o I FÓRUM COMUNITÁRIO em Simões-PI, com objetivo de apresentar a população, através de segmentos presentes , os indicadores  sociais  do município para junto as secretarias municipais definirem prioridades  para as políticas públicas voltadas  as crianças e adolescentes.
  A agenda de trabalho começou com leitura oficial do evento que contou com a presença de José Wilson de Carvalho (Zé Wlisses) prefeito municipal de Simões, Claudeir feitosa – vice-prefeita, secretários, vereadores, CMDCA, CT,  gestores municipais e estaduais, representação de associações entre outros segmentos. Os meninos do NUCA entraram com hino do Piauí e em seguida apresentaram a música asa branca, acompanhados por componentes da banda marcial local, da qual alguns meninos do NUCA são componentes.
 Zé Wlisses, reafirmou seu compromisso de continuar inserindo no município políticas voltadas para a melhoria da vida de crianças e adolescentes, combatendo as desigualdades sociais, partindo da qualidade na oferta dos serviços.
Ronael Carvalho – presidente do CMDCA, que expôs sobre o papel do conselho de direitos no acompanhamento, na participação e envolvimento nas ações de políticas municipal, tendo em vista assegurar os direitos desses meninos e meninas, no município.
Kaike Dair – representante do NUCA, que falou da felicidade de participar do grupo, dos desafios já desenvolvidos e da interação com outros grupos.

Terezinha Carvalho – articuladora do selo UNICEF  Simões, apresentou a metodologia do selo nesta edição 2017/2018, focando a importância do selo nos municípios do semiárido, os benefícios que a população recebe através dos serviços de qualidade ofertado pela políticas municipal. Acrescentou que o município só será certificado se cumprir o que for determinado pela metodologia, como: A realização de dois fóruns comunitários e a criação de NÚCLEO DE CIDADANIA DOS ADOLESCENTES, esclarecendo que o município constrói um plano de ação com validação  para prestar contas no II FÓRUM, através de resultados sistêmicos.

 Falou ainda que nesta edição haverá uma reunião extraordinária em 2019, momento de reflexão sobre o processo do selo e concluiu com sua apresentação falando sobre plataformas virtuais  e como o município é avaliado.

Num segundo momento, apresentou um diagnóstico  com os indicadores atuais do município e pediu a todos que esforços sejam praticados para transformar algumas realidades em prol de nosso meninos e meninas.

Para finalizar a agenda de trabalho, a mobilizadora de jovens apresentou o desfile de cortejo dos indicadores com algumas considerações para em seguida os grupos de trabalho discutirem sobe eles, fazerem suas proposições, compartilhar e sistematizar na assembleia, para a construção do plano de ação, que seria concluído logo mais.
Para finalizar o evento, Terezinha Carvalho, agradeceu a todos pelo envolvimento e valiosa contribuição.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.