7 DE SETEMBRO DE 2018 – UMA DATA HISTÓRICA PARA SIMÕES-PI

 Resgatar valores, defender o amor a pátria, a sua escola e ao município em desfile cívico, desta forma Simões-PI, brilhantemente comemorou o 7 de setembro. O desfile de 7 de setembro para Simões, que foi esquecido,  representa o resgate da história cultural e cívica de um povo.
 O último desfile de 7 de setembro em Simões, aconteceu no início da década de 1990, portanto este desfile marcou as páginas do livro da história da cidade e entrará para a história como o maior desfile cívico de Simões. Foi um mergulho no túnel do tempo e trouxe as mais sublimes lembranças do passado.
O município de Simões-PI,  deu a seu gestor Zé Wlisses, a oportunidade de realizar dois desejos dele e vontade do povo, que foram a fundação da banda marcial Avelar Dantas e o desfile.
 A mesa de honra com autoridades foi montada no adro da igreja matriz de São Simão.  Estiveram presentes o Zé Wlisses – prefeito, Isamária Dantas – 1ª dama e secretária de saúde, Claudeir Feitosa – vice-prefeita, Ver. Joaquim Honório (Ademir), Ver. Gilson Cândido, Ver. Amâncio Lopes, Vereadora Rúbia Moura. Ver. Francisco Ângelo, Ver. Elismar Cordeiro (Erismar), Ver. José Aparecido de Moraes (Zezé Moraes),  Edilberto Abdias – secretário de administração, Claudicéia Feitosa – secretária de assistência social, Sr. Raimundo Leite – secretário de projetos especiais, Iris Elaine – secretária de educação, Magno Dantas – chefe de gabinete, cap. PM Jeová, Padre Miguel Feitosa, Prof. Adalberto – supervisor de escolas estaduais, Cleivan Coutinho - venerável mestre da loja maçônica luz, amor e união de simões e Maria Lavínia - diretora da unidade mista de saúde.

José Wilson de Carvalho (Zé Wlisses) prefeito municipal de Simões-PI, fez o pronunciamento durante o evento.
LEIA.
Em nome do reverendíssimo Padre Miguel,  cumprimento a mesa. 1822 a 2018, 196 anos de independência do Brasil. 7 de setembro é o marco da história da vida dos brasileiros e da nossa nação, nesta data D. Pedro I foi conclamado imperador do Brasil pela sua coragem, bravura e determinação. Não teve medo dos ditames das leis de Portugal e apontou pelo grito da liberdade, independência ou morte.  A independência do Brasil, o fim do domínio português e conquista da autonomia política, custou muitas vidas e derramamento de sangue para que o ideal desejado fosse atingido.

A estrutura agrária continuou a mesma, a mal distribuição de rendas, dentre outras. O fato importante para os brasileiros foi a conquista da soberania. Hoje o país cria e aprova suas próprias leis e define seus caminhos.

Consciente de que o Brasil passa por momento difícil  de grande turbulência e desestabilização social, econômica e política, o nosso povo ama e sente orgulho por este país, honra esta pátria amada, este país tropical de muitas riquezas que o torna a cada dia mais bonito.

Fazendo memória hoje, queremos através deste desfile cívico,  destacar  aspectos importantes para o município, resgatar as atividades alusivas em comemoração ao 7 de setembro, fazendo uma retrospectiva da nossa história apresentada em alas distintas cujo o tema escolhido foi – SIMÕES UMA HISTÓRIA A SER CONTADA. Como disse Ismael Santana, cidade sem memória apaga sua história. Neste contexto o percurso da história foi apresentado de forma distinta por cada escola pública, particular, universidades e entidades aqui representadas.

 Nossa bonita história será retratada desde suas mais remotas origens do período colonial, o seu processo de emancipação política até os dias atuais  mostrando a comunidade que Simões é um município forte, desenvolvido, promissor, de um povo trabalhador, hospitaleiro, de administradores municipais comprometidos com a dignidade dos simonenses e que iluminado por Deus tem procurado fazer o melhor por esta terra para consolidar seu desenvolvimento. Parabéns Brasil, parabéns Simões por sua grande história, parabéns ao povo da minha terra querida. Neste momento agradeço a Iris Elaine – secretária municipal de educação e todas as escolas da rede, que idealizaram, realizaram e colocaram em prática este brilhante projeto que resgata o desfile cívico do 7 de setembro, com ele a história das nossas origens e da nossa cultura. De coração, parabéns a todos.

 Muito obrigado a câmara municipal de vereadores, aos secretários, assessores, funcionários públicos, escolas públicas e privadas, professores, universidades federal e estadual, polícias civil e militar, a sociedade civil  organizada, as banda marciais Avelar Dantas de Simões-PI, Luiz Gonzaga Duarte (CERU) de Araripina-PE, do colégio Aplicação de Araripina-PE e José Antônio Lopes de Caridade-PI, a maçonaria e a todos que contribuíram para que este mega evento acontecesse. O meu muito obrigado.
 Solismar Ribeiro – Cerimonialista, fez um relato histórico da independência do Brasil, apresentou os pelotões de todas as escolas e entidades.

-Centro de educação municipal-CEM
-Creche Professora Raimunda Félix
-Escola municipal 7 de setembro
-Escola municipal Eustáquio Carvalho
-Escola municipal São Benedito
-Complexo escolar modelo
-Escola municipal são Luiz
-Escola municipal Nossa Senhora do Perpétuo Socorro
-Escola municipal Padre José Medeiros
-Escola municipal Érico Veríssimo
-Pelotão de professores da rede municipal
-Escolinha Aquarela (particular)
-Polo da universidade aberta do Brasil
-Secretaria municipal de saúde
-Secretaria de assistência social
-NUCA
-Loja maçônica
-Corpo de bombeiro civil
-Escolas estaduais José Bento, Luiz Lopes, Raul Sérgio e Silvia Coutinho.

CLIQUE AQUI E VEJA MAIS FOTOS

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.