PIAUÍ REGISTRA 447 CASOS DE SÍFILIS - SAÚDE FAZ ALERTA PARA MUNICÍPIOS


No período entre 2016 a outubro de 2018, foram notificadas 1.061 gestantes com sífilis.
O Piauí registrou até outubro de 2018, 447 casos de sífilis, uma infecção sexualmente transmissível, curável, causada por bactéria e pode apresentar várias manifestações clínicas e diferentes estágios.
Os dados no Piauí apresentam um aumento crescente nas notificações. Do início do ano de 2016 até outubro, foram 351 casos notificados. 
A doença pode ser transmitida por relação sexual sem proteção com uma pessoa infectada, ou para a criança durante a gestação ou parto. O tratamento é ofertado gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
"A sífilis é considerada uma doença antiga e que nem todos tomam os cuidados necessários. É por isso que a Saúde fomenta junto aos municípios a elaboração de programações locais para informar a população sobre o que é a doença e sua forma de tratamento", destaca a coordenadora de Doenças Transmissíveis do Estado, Karinna Amorim, que alerta ainda sobre as subnotificações dos casos, “estimulando a busca e tratamento dos parceiros de gestantes com sífilis”.
A prevenção da sífilis se dá de forma simples, como o uso correto e regular da camisinha feminina ou masculina. O acompanhamento das gestantes e parceiros sexuais durante o pré-natal de qualidade contribui para o controle da sífilis congênita.

Fonte - Portal R-10

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.