FMS DE TERESINA SUPERA META DE VACINAÇÃO CONTRA RAIVA EM CÃES E GATOS



Próxima etapa é vacinar os animais da zona rural da capital.
A etapa urbana de vacinação contra a raiva em cães e gatos foi concluída na capital. Foram vacinados 115.189 animais, ultrapassando a meta de 113.714, ou seja, 101,3% de cobertura. No dia 3 de novembro foram vacinados os animais das zonas Norte e Leste. No dia 10 de novembro os animais das zonas Sul e Sudeste.
 Nos dias 24 de novembro e 1° de dezembro acontece a vacinação na zona rural da capital. Ao fim da campanha, a expectativa é que mais de 140 mil cães e gatos sejam imunizados em todo o município. “Na zona rural nossa logística é de ir de propriedade em propriedade vacinar os animais a partir de três meses de idade. Eles precisam estar nas propriedades rurais com alguém que possa conte-los para receber a vacina. Fiquem atentos ao nosso calendário de vacinação rural, dia 24 zonas Norte e Leste e dia 1° zonas Sul e Sudeste”, afirma Oriana Bezerra, gerente de zoonoses de Teresina.
(Crédito: Ascom)
A vacinação é a única forma de prevenção contra a raiva, que pode ser transmitida para o homem e é fatal. A vacina animal, que é segura e gratuita, é constituída por vírus atenuado, 2% de tecido nervoso e conservantes a base de fenol e timerosol.
 “O indicado é sempre levar o animal até o posto de vacinação. Não podemos disponibilizar a vacina para que o dono leve para casa, pois tem toda uma logística de armazenamento da vacina, para que ela tenha efeito. O ideal é armazená-la em uma temperatura de 2° a 8°, a pessoa pede a vacina para colocar em gelo, que é 0°. Sem falar que não podemos ter a certeza de como essa vacina será aplicada no animal, precisamos ter esse controle”, explica Oriana Bezerra.
 O último caso de raiva em ser humano em Teresina foi em 1986. Já o último caso de raiva canina foi em 2011 em um cão proveniente do interior do Estado, cujo proprietário é residente de Teresina.
FONTE - Portal MN




Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.