SIMÕES – PI | CULMINÂNCIA DO NOVEMBRO AZUL EM PRAÇA PÚBLICA. - PROJETO MAIS SAÚDE.

O objetivo do novembro azul  é  conscientizar  os homens sobre a importância de se cuidarem,  o novembro azul   tem como foco a importância da prevenção ao câncer de próstata.

No Brasil o câncer de próstata é o 2º mais comum entre os homens (atrás apenas do câncer de pele).

 O diagnóstico só é possível por meio de dois exames: o antígeno prostático específico (PSA), que permite rastrear e definir a sequência ideal de tratamento nos pacientes com neoplasia de próstata avançada e o toque. “O  toque retal é um exame rápido,  indolor e não afeta em nada a masculinidade do homem e deve também ser realizado, já que o PSA não é eficaz sozinho.

Em Simões-PI, A secretaria municipal de saúde, realizou o evento projeto MAIS SAÚDE  e NOVEMBRO AZUL em todos os PSFs,  levando informações e ofertando exames.
Isamária Dantas – 1ª dama e secretária municipal de saúde, após cumprimentar a todos e agradecer pela presença, disse que o evento novembro azul é pra tirar dúvidas e interagir mais com a equipe de saúde,  chamar a atenção do homens  com relação a sua saúde, pois o homens precisam se cuidar mais, como também frequentar mais as unidades de saúde,  pois a presença das mulheres é muito maior.

 Isamária, falou que durante os meses de outubro e novembro foi desenvolvido o programa MAIS SAÚDE nos PSFs , neste projeto foi desenvolvidas muitas ações para facilitar o acesso à saúde, ofertando vários exames para a população. 

 Se fizeram presentes também para prestigiar o evento o Ver. Joaquim Honório (Ademir), pedro Custódio e José Aparecido de Moraes (Zezé Moraes) e Claudicéia Feitosa - secretária de assistência Social.
A enfermeira Emanuela Silva – Coordenadora municipal da atenção básica, falou que o projeto MAIS  SAÚDE, foi idealizado por Isamária Dantas, com o objetivo de levar  ações de saúde e   prevenção para mais próximo das populações, especialmente da zona rural, tendo a culminância na sede do município em praça pública.

 Emanuela,  verbalizou que junto com o projeto MAIS SAÚDE, foram realizada ações comemorativas da saúde, como por exemplo: em setembro ações contra o suicídio, o outubro rosa e em novembro foram realizadas ações do novembro azul.
Aconteceu palestra com o Dr. Jean Leal, Momento que esclareceu e tirou dúvidas de todos sobre o câncer de próstata.

Aconteceu também um divertido bingo, onde foram sorteados vários prêmios.
A culminância aconteceu nesta quarta-feira(28), momento em que toda equipe da saúde se organizou para prestar serviços a população, como:
- ECG
- Glicemia capilar
- Verificação de pressão arterial
- Testes rápidos de HIV, sífilis e hepatites
- Avaliação nutricional
- Aula de zumba
- Massagem terapêutica
- Coleta de sangue exames laboratoriais
- palestras
- Avaliação de saúde bucal
- Escovação supervisionada.

VEJA ALGUMAS FOTOS DOS PSFs.



Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.