GOVERNADOR WELLINGTON DIAS E VICE REGINA SOUSA SÃO DIPLOMADOS DURANTE SOLENIDADE

Dois senadores, mais 10 deputados federais, 30 deputados estaduais e cinco suplentes por coligação foram diplomados durante cerimônia.

 Governador Wellington Dias foi diplomado em solenidade no Tribunal de Justiça do Piauí — Foto: Andrê Nascimento/G1 PI
O governador reeleito Wellington Dias (PT), a vice Regina Sousa (PT), os senadores Ciro Nogueira (PP) e Marcelo Castro (MDB), mais 10 deputados federais, 30 deputados estaduais e cinco suplentes por coligação foram diplomados na noite desta segunda-feira (17). A cerimônia aconteceu no auditório do Tribunal de Justiça do Piauí, Zona Norte de Teresina.
Após a diplomação, o governador disse que seu maior desafio na administração do estado será lidar com a questão da previdência social. Com relação ao governo, o governador destacou as áreas de segurança e geração de emprego e renda.
"Claro que vamos cuidar da saúde, do social, de todas as áreas. Mas eu diria que, daquilo que eu ouvi durante as eleições, segurança e emprego são as principais reivindicações e providências pedidas por parte do povo do Piauí", disse Wellington Dias.
A cerimônia de diplomação atesta que os escolhidos pelos eleitores cumpriram todas as formalidades previstas na legislação eleitoral e a entrega dos diplomas confirma que os eleitos estão aptos a tomar posse nos mandatos para os quais foram eleitos a partir de 1º de janeiro de 2019 nos termos da Constituição Federal. Para receber o diploma, é necessário que eleitos e suplentes estejam com o registro de candidatura deferido e as contas de campanha julgadas, não necessariamente aprovadas.
Desembargador Sebastião Ribeiro destacou o combate a fake news em solenidade — Foto: Andrê Nascimento/G1 PI

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI), desembargador Sebastião Ribeiro Martins, comandou a diplomação e destacou em seu discurso o combate a fake news. Segundo ele, as notícias falsas foi o maior desafio de todos os tribunais.
"O TRE foi massacrado com desconfiança as urnas eletrônicas, mas a eleição confirmou o seu funcionamento. Os resultados das eleições é fidedigna aos votos de todos nós", declarou.
O atual governador do Piauí, Wellington Dias (PT), foi reeleito em primeiro turno, com 55,65% dos votos válidos. Esse será o quarto mandato do petista como governador do estado, que governou o estado de 2002 a 2010 e foi eleito governador pela terceira vez em 2014.
Regina Sousa foi diplomada sob gritos de grupos de mulheres — Foto: Andrê Nascimento/G1 PI
Já a vice-governadora Regina Sousa era senadora e deixou o mandato para concorrer as eleições. Ela foi diplomada sob gritos de grupos de mulheres, que acompanharam a solenidade.

Bancada

Com últimas eleições, Wellington Dias manteve ampla maioria da bancada governista na Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi). A coligão governista elegeu 24 dos 30 deputados estaduais. Já a oposição passou a ser composta por apenas seis deputados: Teresa Brito (PV), Marden Menezes (PSDB), Gustavo Neiva (PSB), Evaldo Gomes (PTC), pastor Gessivaldo (PRB) e Oliveira Neto (PPS).
Foram eleitos sete novos deputados estaduais:

·         Henrique Pires (MDB)
·         Franzé Silva (PT)
·         Dr. Francisco Costa (PT)
·         Lucy (PP)
·         Coronel Carlos Augusto (PR)
·         Oliveira Neto (PPS)
·         Teresa Britto (PV)
Reeleitos:
·         Georgiano (PSD)
·         Júlio Arcoverde (PP)
·         Wilson Brandão (PP)
·         Severo Eulalio (MDB)
·         Flávio Nogueira Jr (PDT)
·         Zé Santana (MDB)
·         Limma (PT)
·         Themistocles Filho (MDB)
·         Marden Meneses (PSDB)
·         Dr. Hélio (PR)
·         Pablo Santos (MDB)
·         Fernando Monteiro (PRTB)
·         Fábio Xavier (PR)
·         Fábio Novo (PT)
·         Hélio Isaias (PP)
·         Gustavo Neiva (PSB)
·         João Madison (MDB)
·         Flora Izabel (PT)
·         Pastor Gessivaldo (PRB)
·         Nerinho (PTB)
·         Evaldo Gomes (PTC)
·         Firmino Paulo (PP)
·         Janainna Marques (PTB)

Deputados federais

Sete dos 10 deputados federais do Piauí são reeleitos. A candidata mais votada no estado foi a deputada Rejane Dias (PT), com 138.800 votos, seguida de capitão Fábio Abreu (PR), com 132.719 votos.
Primeira eleição:
·         Margarete Coelho (PP)
·         Marcos Aurelio Sampaio (MDB)
·         Dra. Marina (PTC)
Reeleição:
·         Rejane Dias (PT)
·         Capitão Fábio Abreu (PR)
·         Assis Carvalho (PT)
·         Flávio Nogueira (PDT)
·         Júlio César (PSD)
·         Iracema Portella (PP)
·         Átila Lira (PSB)

Senadores

·         Ciro Nogueira (PP) - reeleito
·         Marcelo Castro (PP) - primeiro mandato

FONTE - PORTAL G1-PIAUÍ



Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.