LEI LIBERA VENDA E CONSUMO DE BEBIDAS EM ESTÁDIOS DO PIAUÍ

Júlio Arcoverde foi o autor da lei (Foto: Jailson Soares/PoliticaDinamica.com)
LEI DE AUTORIA DO DEPUTADO ESTADUAL JÚLIO ARCOVERDE FOI PUBLICADA NO DIÁRIO OFICIAL DO ESTADO; DIRIGENTE DA FFP APROVA MUDANÇA.
A liberação do comércio e consumo de bebidas alcoólicas em estádios e arenas esportivas do Piauí foi publicada no Diário Oficial do Estado da terça-feira (15) e passa a valer de agora em diante. De autoria do deputado estadual Júlio Arcoverde (Progressistas), a lei 7179/19 estabelece regras para a comercialização e visa fomentar o esporte piauiense com o patrocínio de uma cervejaria nacional, a Kaiser, o que não seria possível sem a liberação.
Com a nova lei, algumas normas precisam ser seguidas para garantir a segurança do público nos eventos esportivos, entre elas: serão servidas bebidas apenas em copos plásticos, garrafas plásticas ou latas de alumínio; é proibida a venda de bebidas alcoólicas destiladas ou com teor alcoólico acima de 14%, além de ser proibida a venda a menores de 18 anos. 
O deputado Júlio Arcoverde explica que o projeto foi dialogado com os clubes e a Federação de Futebol do Piauí (FFP) para se chegar à possibilidade da venda e consumo controlados e realizados de forma responsável. Antes, a venda só era permitida até a porta dos estádios.
"A aprovação da lei ajuda a dar condições para o esporte piauiense ter um incremento de investimentos e possa se desenvolver através da assinatura com a cervejaria patrocinadora. Além disso, as diretrizes que foram estabelecidas garantem que não entram garrafas e copos de vidro, o que poderia representar riscos, além de não permitir o consumo de bebidas de alto teor alcoólico. Hoje essa venda ocorre até a porta do estádio e coloca em xeque a 'lei seca' imposta dentro dos mesmos", esclarece o deputado.


  Lei foi promulgada e publicada no Diário Oficial do Estado (Foto: Reprodução/DOE)
O presidente da Federação de Futebol do Piauí, Robert Brown Carcará, explica que havia uma constante reclamação dos torcedores piauienses devido à proibição, o que não ocorre em boa parte do país. Ele também lembrou que a lei permite avanços com relação aos patrocínios.
"O que muda é que muitos torcedores reclamavam que, em vários estados, a bebida é liberada e aqui no Piauí não era. Muda também a questão de patrocinador. Para que a Kaiser (patrocinadora oficial do Campeonato Piauiense) assinasse com a gente, teria que estar livre e liberada essa venda nos estádios. Como em muitos estados tem a venda, no Piauí não poderia ser diferente", comentou Robert Brown Carcará.
Caberá ao responsável pela administração do estádio ou ginásio a regulação e controle da venda dos produtos, assim como também a fiscalização e o cumprimento da nova lei estadual que passa a vigorar. Quem não obedecer aos dispositivos previstos será retirado do estádio, e, em caso de reincidência, com pagamento de multa.
FONTE - PORTAL POLÍTICA DINÂMICA.





Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.