Eventos

SIMÕES-PI | PALESTRA COM MERENDEIRAS SOBRE O PNAE – PROGRAMA NACIONAL DE ALIMENTAÇÃO ESCOLAR

Iris Elaine – secretária municipal de educação, abriu o evento cumprimentando a todos e falou da importância das merendeiras e que  esta boa parceria permaneça com o trabalho em equipe.
Iris,  destacou a importância do trabalho das mesmas dentro da escola junto a gestão das escolas, agradeceu pela presença de todas, até porque a o encontro aconteceu no sábado dia 13/04/19.

Enfatizo sobre o trabalho e todas e sobre a importância deste mesmo trabalho para a educação, finalizou Iris.
MAGNO DANTAS- CHEFE DE GABINETE.

A oficina de "Valorização e temperamento feminino" teve o foco de motivar o público - formado 99% de mulheres, enfatizando que as mulheres devem se preocupar em lutar para que possam estar em igualdade de condições em qualquer situação em qualquer cenário. Sendo ela a única responsável por determinar os próprios limites e o tamanho dos próprios sonhos. Nesse sentido aproveitamos para valoriza-las através do reconhecimento profissional demonstrado através de depoimentos dos seus gestores (diretores e coordenadores), mostrando que elas são parte fundamental na rotina de trabalho das escolas.
NHAYRA SAMYRA CARVALHO - NUTRICIONISTA - SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO.

A Oficina sobre Alimentação Escolar com as Merendeiras é uma ação exigida pelo Selo UNICEF e também  uma ação diretamente ligada ao Programa Nacional de Alimentação Escolar- PNAE.

Um dos objetivos do PNAE é atender as necessidades nutricionais dos estudantes  durante sua permanência em sala de aula  contribuindo para o seu crescimento, desenvolvimento, aprendizagem e rendimento escolar, bem como a formação de hábitos alimentares saudáveis.

De acordo com a Resolução FNDE/CD  n° 32/2006, o cardápio deve ser elaborado pelo nutricionista  respeitando os hábitos alimentares e a cultura alimentar dos alunos  bem como buscar a alimentação saudável de acordo com as preparações oferecidas. As merendeiras têm um papel fundamental na formação da educação dos alunos das escolas, pois elas têm contato direto e diário com eles.

A função delas não é só cozinhar os alimentos, vai além disso, é também   transformar alimentos em deliciosas preparações, elas incluem em cada refeição, amor, carinho, cuidado e atenção.  Elementos importantíssimos para as ter uma alimentação de qualidade e que atendam ao paladar dos alunos.
PROFESSORA TEREZINHA CARVALHA - COORDENADORA DE CULTURA E ARTICULADORA DO SELO UNICEF PARA SIMÕES-PI.

Nós, articuladora, mobilizadora e NUCA estamos presentes nesta oficina promovida pela Secretaria de Educação com a Nutricionista – Nayara Carvalho e Merendeiras do Município por ser uma AÇÃO acompanhada pelo Selo UNICEF. E explicou aos presentes que o Selo é uma estratégia das Nações Unidas voltada para a Infância para apoiar as Prefeituras garantirem os Direitos Sociais das crianças e adolescentes procurando reduzir desigualdades através da inserção de políticas públicas,  melhorando assim os indicadores nas áreas da educação, saúde, assistência social e pontuou que os profissionais da merenda escolar têm função importante na educação, pois preparam com cuidado a alimentação escolar com orientação técnica da Nutricionista para garantir e melhorar o estado nutricional de crianças e adolescentes ofertando a todos uma alimentação saudável e balanceada o que não deixa de ser também um trabalho prazeroso e bom de realizá-lo.  
RONAEL CARVALHO – PRESIDENTE DO CMDCA.

 Estamos junto do grupo NUCA, inteiramente ligados com a Assistência Social e demais secretarias municipais  para a garantia de direitos que são exclusivamente de nossas crianças e adolescentes. Sou grato pelo convite e considero este, como um momento significativo.

 Que este encontro seja para todos os profissionais da educação e aos demais que aqui estão (especialmente aos que cuidam da alimentação escolar) um momento ímpar. Para que nossas crianças e adolescentes sejam saciados com uma alimentação de qualidade em nossas escolas. Agradeço o espaço ofertado, Um  bom  encontro a todos! Obrigado.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.