SIMÕES-PI | VII CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE SAÚDE COM O TEMA – DEMOCRACIA E SAÚDE, SAÚDE COMO DIREITO, CONSOLIDAÇÃO E FINANCIAMENTO DO SUS

A prefeitura municipal de Simões-PI, a secretaria municipal de saúde e o conselho municipal de saúde, realizaram em 08 de abril de 2019, a 7ª conferencia municipal de saúde.

O evento teve a seguinte formação de mesa de honra:  Zé Wlisses – prefeito municipal, Isamária Dantas – 1ª dama e secretária de saúde, Claudeir Feitosa – vice-prefeita, Ver. Joaquim Honório (Ademir) – Presidente do legislativo, Ver. Gilson Cândido, Ver. Luciano César, Ver. José Aparecido de Moraes (Zezé Moraes), Vereadora Rúbia Moura, Ver. Elismar Cordeiro Nunes (Erismar), Edilberto Abdias – secretário de administração municipal, Iris Elaine – secretária municipal de educação, Francisco Dogizete (Doge) – secretário de esportes, Emanuela Silva – coordenadora de atenção básica, Magno Dantas – chefe de gabinete, Professora Terezinha de Jesus – Coordenadora de cultura, professora Francis Ana de Carvalho.

Zé Wlisses, prefeito municipal, abriu o evento com as boas-vindas e em seguida proferiu sua fala.
Parabenizo todas as equipes de compõem a saúde do município, pois as mesmas contribuem  para que a saúde do município possa ser melhor. Desejo que todos possam colher bons frutos desta conferência através do palestrante Kainã Mendes, e que esta palestra possa melhorar ainda mais a saúde pública do município e que este evento seja um sucesso.
Isamária Dantas – 1ª dama e secretária municipal de saúde, após cumprimentar a todos, fez uma explanação sobre conferências de saúde no Brasil, disse que o SUS é um jovem adulto que vai completar 29 anos, o SUS avança a cada dia ofertando uma grande quantidade de procedimentos, atendendo a  muitas pessoas, sendo assim o maior sistema de saúde do mundo. Por isso precisarmos de muitas ações do SUS.  Costumamos não perceber a sua magnitude e o quanto o mesmo nos serve .Os agentes de saúde, os agentes de endemias, as ESF e saúde bucal trouxeram cuidados de saúde para mais perto das pessoas.

 A vacinação que erradicou doenças, a quantidade de exames ofertados, campanhas de saúde que buscam prevenir doenças, diagnóstico precoce, pré-natal, as ações de vigilância sanitária, atendimento no NASF, o trabalho do CAPS, o SAMU-192 e os hospitais que acolhem a todos, tudo isso é ofertado pelo SUS.

Isamária, disse também que não devemos somente criticar o SUS, devemos lutar para fortalecê-lo e melhorá-lo cada vez mais.

Defender o SUS, é defender ações e serviços para a totalidade da população brasileira. O desafio atual é conseguir a contribuição atual de toda sociedade para que a gestão participativa seja fortalecida em defesa do direto fundamental a saúde humana. A conferência de saúde é o momento de ouvir, participar e acatar as propostas. Declaro aberta a 7ª conferência municipal de saúde, desejando um bom evento a todos,  muito obrigada. Finalizou Isamária.

A 7ª conferência municipal de saúde foi apresentada pela assistente social, Camila Modesto.
O evento teve como conferencista Kainã Mendes – Graduado em enfermagem pela UFPI, especialista em saúde pelo Sírio Libanês, especialista em gestão pela UESPI e coordenador da atenção básica do município de Jaicós-PI.

Kainã Mendes, explanou sobre vários temas durante sua palestra, dentre eles: Lutar pela saúde é lutar pela democracia, saúde como direito, consolidação do SUS, princípios doutrinários, integralidade, igualdade, equidade e  financiamento.

Durante a palestra os profissionais de saúde interviram e falaram sobre soluções e problemáticas dos SUS. Este momento enriqueceu a palestra, pois todos tiveram oportunidade de falar sobre o pensam sobre atendimento e humanização da saúde. Formaram-se grupos de estudos e discussões para gerar propostas para as conferências estadual e nacional.
Foram eleitos delegados pra representar o município de Simões, em data a ser divulgada das conferências estadual e nacional.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.