SIMÕES-PI | AUDIÊNCIA PÚBLICA SOBRE O PLANO MUNICIPAL DE GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS.

A Lei nº 12.305/10, que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) é bastante atual e contém instrumentos importantes para permitir o avanço necessário ao País no enfrentamento dos principais problemas ambientais, sociais e econômicos decorrentes do manejo inadequado dos resíduos sólidos.

Prevê a prevenção e a redução na geração de resíduos, tendo como proposta a prática de hábitos de consumo sustentável e um conjunto de instrumentos para propiciar o aumento da reciclagem e da reutilização dos resíduos sólidos (aquilo que tem valor econômico e pode ser reciclado ou reaproveitado) e a destinação ambientalmente adequada dos rejeitos (aquilo que não pode ser reciclado ou reutilizado).

Institui a responsabilidade compartilhada dos geradores de resíduos: dos fabricantes, importadores, distribuidores, comerciantes, o cidadão e titulares de serviços de manejo dos resíduos sólidos urbanos na Logística Reversa dos resíduos e embalagens pós-consumo e pós-consumo.

Cria metas importantes que irão contribuir para a eliminação dos lixões e institui instrumentos de planejamento nos níveis nacional, estadual, microrregional, intermunicipal e metropolitano e municipal; além de impor que os particulares elaborem seus Planos de Gerenciamento de Resíduos Sólidos.
Em Simões-PI, o evento aconteceu na câmara municipal de vereadores, a empresa DIGTEC  através do palestrante Manoel Leal conduziu o evento.

José Wilson de Carvalho (Zé Wlisses) – prefeito municipal de Simões, abriu o evento cumprimentando a todos.
Zé Wlisses, falou que o município já está bem avançado neste sentido, pois existe aterro sanitário e o galpão de para triagem da coleta seletiva para a reciclagem. Zé Wlisses, falou também sobre a questão do lixo hospitalar, como também o lixo gerado nos povoados, neste sentido é que pretendo avançar com o plano de trabalho desenvolvido pela empresa..., e logo em breve será colocado em prática para cada dia estar melhorando a vida e a saúde da população, pois o lixo traz muitos problemas com relação a saúde pública.
Manoel Leal – Engenheiro agrônomo, engenheiro de segurança do trabalho e  palestrante da empresa DIGTEC , falou sobre os princípios da redução, reutilização e reciclagem, como também a não geração do lixo, tendo em vista a tendência em relação ao acúmulo de lixo.

Falou também sobre a importância de entender sobre o que é rejeito e resíduos, partindo daí vai se  poder verificar o que pode ser aproveitado ou não. Sobre a coleta seletiva, disse ser muito importante por motivo da separação no momento da coleta, isso é muito bom para o meio ambiente e facilita o trabalho dos catadores a segregação do lixo para a disposição final e reciclagem.

Manoel Leal, falou sobre não geração do lixo através da conscientização da população para  utilizar matérias recicláveis e menos poluentes.

Manoel Leal, elogiou a audiência pública, ´pela forma como foi realizada, e disse que esta audiência vai gerar muitos benefícios para o município e com a adequação da legislação, o município receberá recursos federais para melhorar o que já está sendo desenvolvido. Está audiência foi uma integração da população com o poder público  e foi um marco histórico para o município, pela  oficialização daquilo que já está sendo feito, finalizou.
 Durante o evento, as pessoas puderam falar, externando assim seus pensamentos sobre o tema e colocando sugestões.

O prefeito Zé Wlisses, após reiterar sobre o assunto, falou que em breve estará fazendo locação de um caminhão compactador de lixo, sendo que o caminhão existente na cidade será deslocado para os povoados  trazendo o lixo para o local certo que é o aterro sanitário.

Zé Wlisses, disse também que após a semana santa, vai formar uma comissão e baixar um decreto por motivo de animais soltos em vias públicas, de modo especial os cachorros, sendo estes os que chamam mais atenção  pela quantidade e por rasgar sacolas de lixo na rua.

 Existe a necessidade do município  tomar  uma providências com cautela para saber como proceder e resolver esta questão. Falou que existem animais doentes em vias públicas, momento em que a população pode ser contaminada.

Zé Wlisses,  destacou a presença do Dr. Dorneles e do Dr. Nilson Dantas, ambos veterinários, que vão fazer parte da comissão e ajudar no sentido de resolver esta situação.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.