2ª ETAPA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM EDUCAÇÃO DO CAMPO CONTEXTUALIZADA COM O SEMI-ÁRIDO.


Aconteceu  no período de 29 de abril de 2019 a 02 de maio de 2019, no auditório do CRAS, a 2ª etapa de formação de professores contextualizada com o semi-árido. 

Foram contempladas pelo projeto as escolas municipais Eustáquio Carvalho, localizada no Pov. Maria Preta e Érico Veríssimo, localizada no Pov. Serra dos Claudios.

Este é o sub-componente do projeto VIVA O SEM-ÁRIDO, são 80 hora/aulas com duas visitas intercaladas, uma visita aconteceu em junho de 2018, a outro visita acontecerá em 2019.


O projeto VIVA O SEMI-ÁRIDO no subcomponente da educação do Campo contextualizada,  tem como fundamental  importância  a implementação de um projeto político/Pedagógico fundamentado nos conhecimentos, habilidades ,valores, modo de ser e de produzir dos sujeitos.

As formações possibilitam que os professores potencializem diversos  conhecimentos e sua aplicabilidade de modo  transversal  e interdisciplinar  de forma  a valorizar  os saberes locais.

Essa foi a última  etapa  da formação contabilizando  80 hrs/ aula, a próxima fase será  a visita  da Consultora  no mês de junho as duas escolas contempladas, sendo elas: Escola Érico  Veríssimo  localizada no Povoado Serra dos Claudios e Eustáquio Carvalho, localizada no Povoado Maria Preta.

Esse projeto é um esforço do governo do Estado para reduzir a pobreza, aumentar a produção e melhorar o padrão de vida das populações com maior carência social e econômica no meio rural do Semiárido Piauiense, por meio do incremento das atividades produtivas predominantes, da geração de renda e do fortalecimento organizacional das famílias rurais.

Claudia lima, que é consultora e formadora falou que esse projeto é uma realização do FIDA (fundo internacional de defesa agrícola), governo do Estado do Piauí, SDR (secretaria de Estado de desenvolvimento rural. Tem parceria com, SEDUC (secretaria de Estado da educação, SEPLAN (secretaria de Estado do planejamento, secretaria de Estado do trabalho, prefeitura de Simões-PI e secretaria município da educação.

Foi feita uma visita a escola família agrícola Dom Edilberto II em São João da Varjota-PI, onde os professores visitam: tanques para criação de peixe, canteiro de hortas, irrigação, viveiro de galinhas e a criação de caprinos e suínos, tendo como guia Marciel técnico agrícola.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.