SIMÕES-PI | SINDICATO DOS TRABALHADORES RURAIS PROMOVE REUNIÃO PARA DISCUSSÃO DA DISSOCIAÇÃO E MUDANÇA DO ESTATUTO.

A assembleia aconteceu na sede do sindicado em Simões-PI, onde compareceram centenas de pessoas para ouvir sobre a dissociação, estatuto e palestra contra a reforma da previdência.


Estiveram presentes à mesa de honra Adilson Lopes – presidente STR-Simões,  Francisco de Assis (Titiu) – vice-presidente, José Pedro Sério – secretário geral do STR/Simões, Francisco de Lira (Chico Lira) – conselheiro fiscal, Maria das Dores – conselheira fiscal, Antônia Carvalho –Tesoureira, Pedro Custódio – vereador do município de Simões-PI, Aquino Vieira – redator do site Simões Online, Evandro Luz – secretário de finanças e administração da FETAG, Paulo Manoel de Carvalho (Paulão) – coordenador do polo regional de Picos-PI.
Adilson Lopes –Cumprimentou a todos, saudando de modo especial a cada agricultor e cada agricultora que se fizeram presentes na assembleia de rerratificação do sindicato. Agradeceu a todos pela presença por aceitarem o convite, desejou que todos sejam bem-vindo e que a assembleia seja muito proveitosa.
Zé Pedro, cumprimentou a todos e convocou a mesa de honra, em seguida falou que o sindicato será chamado de sindicato dos trabalhadores rurais, agricultores e agricultoras familiares, disse que dessa forma o nome está completo.
 LEIA O QUE DISSE EVANDRO LUZ:


A finalidade desta reunião é para fazer a dissociação e mudança do estatuto, dissociando as categorias de assalariados rurais e agricultor familiar para que o sindicato a partir de agora possa pleitear junto ao ministério do trabalho, o seu registro como único e exclusivo representante desta categoria de agricultores e agricultoras familiares no município de Simões-PI.  Então não será mais permitido outro sindicato desta mesma categoria possa ser criado em Simões.

O objetivo é fazer com que o sindicato marche organizado com os agricultores e lute por políticas para a agricultura familiar, fortalecendo as cadeias produtivas.

Queremos que o sindicato esteja legalizado frente ao ministério do trabalho com a questão do registro sindical e documentação, isto para que o sindicato represente o agricultor com políticas voltadas  junto aos órgãos competentes a nível federal, estadual e municipal.
LEIA O QUE DISSE PAULÃO:

A nossa vinda aqui em Simões-PI, tem dois objetivos, primeiro a pauta da convocação e a questão da dissociação e em segundo plano é porque estamos passando por um momento muito delicado, que é a questão da reforma da previdência, que eu costumo chamar de desmonte.

Isto porque quando vai se fazer uma reforma, faz-se pra melhorar e não pra piorar e esta proposta desta reforma é muito contundente e vem tirar direitos que ao longo do tempo o movimento sindical  conquistou para a agricultores familiares.

O governo agora quer tirar esses direitos dos trabalhadores e ainda quer tornar fraco os sindicatos,  movimentos e as centrais sindicais. O ponto crucial que nós repudiamos é contra o aumento da idade de aposentadoria,  em especial da mulher,  que hoje em dia é de 55 anos, mas o governo quer aumentar para 60 anos.

Outro ponto inaceitável, é a contribuição, pois comprova-se com documentos a atividade rural ao invés de pagar com dinheiro. O governo quer cobrar de cada agricultor por grupo familiar a quantia de R$ 50,00 (cinquenta reais)  mensal que ao final do ano da R$ 600,00 (seiscentos reais). Isso implica em muita dificuldade para o trabalhador pagar, pois por volta de 80%, se isso acontecer,  ficarão fora da previdência social.

Sobre a dissociação, o STR de Simões-PI, não pode representar duas categorias, pois o sindicato vai ficar somente com representação apenas de agricultor e agricultora familiar.
Ver. Pedro Custódio, fez uso da palavra e se demonstrou a favor do agricultor e agricultora familiar. Agradeceu ao sindicato pelo convite para estar presente e disse de forma enfática que está pronto pra ajudar no que  for possível em qualquer situação, reunião ou evento.

Para finalizar, em homenagem as mães, foram entregues presentes e em seguida lanche par todos.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.