SIMÕES-PI | SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE REALIZA UMA CAMINHADA PELA SAÚDE DA MULHER EM ALUSÃO AO OUTUBRO ROSA

A prefeitura de Simões e a secretaria de saúde,  promoveram neste dia 16 de outubro de 2019, uma caminhada com o tema outubro rosa, pelas principais ruas da cidade.

ISAMÁRIA DANTAS – 1ª DAMA E SECRETÁRIA MUNICIPAL DE SAÚDE.

O evento tem o objetivo e o foco de alertar sobre o câncer de mama, enfatizando também o câncer de colo de útero.

Nós da secretaria municipal de saúde, nos preocupamos em alertar a população sobre a prevenção e o tratamento desses tipos de cânceres.

Esta caminhada tem a intensão de mobilizar e alertar o maior número de mulheres, conscientizando-as de que  é preciso se cuidar e esses cuidados tem que ser cotidiano.

As mulheres tem que frequentar periodicamente os profissionais de saúde e fazer com que  os cuidados com a saúde sejam de forma continuada.

A secretaria de saúde,  oferece através da ESF, ações voltadas para a prevenção e combate ao câncer de mama, como também do colo de útero, isto tanto na zona urbana como na zona rural.

Dispomos de veículo para transporte das mulheres tanto para picos, como Teresina, para fazerem o tratamento.

Em 2015, tivemos um caso de câncer de mama, em 2016 tivemos dois casos, 2017 tivemos um caso e 2018 tivemos seis casos. De colo de útero não tivemos nenhum caso.

Então mulheres vamos fazer  a nossa prevenção, juntem-se a nós nesta luta, meu muito obrigada.
Emanuela Silva – Coordenadora de atenção básica, Falou que as estratégias de saúde da família estão com o cronograma de atendimento de todas as mulheres, neste mês de outubro, para a realização de prevenção de colo de útero, exames clínicos das mamas e solicitação de mamografia.

Disse que esses serviços são realizados durante todo ano, mas no outubro rosa, faz-se uma busca ativa das mulheres que ainda não fizeram os exames.
Em data a ser divulgada, haverá um momento sobre o tema  no CAPS e na UAPI.
Houve palestras em paradas estratégicas da caminhada, momento em que  vários profissionais da saúde discorrem sobre o tema.

Estiveram presentes para prestigiar o evento, a vice-prefeita Claudeir Feitosa, o Ver, Joaquim Honório (Ademir), Ver. Pedro Custódio, Ver. Luciano César, Ver. Zezé Moraes, Francisco Dogizete (Doge) secretário de esportes, Iris Elaine – secretária de educação, Magno Dantas – Chefe de gabinete e demais autoridades.

O evento terminou com agradecimentos a todos através de Isamária Dantas e sorteio de presentes para as mulheres.

A caminhada foi acompanhada pela banda marcial Avelar Dantas.  

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.