MEC DIVULGA NOVAS DIRETRIZES DO ENSINO MÉDIO EM TEMPO INTEGRAL
FONTE: COM INFORMAÇÕES DA ASCOM
Maior
inclusão e melhores resultados. Para beneficiar instituições em vulnerabilidade
social e reduzir a evasão escolar, o Ministério da Educação (MEC) lançou novas
diretrizes para o Programa de Fomento às Escolas de Ensino Médio em Tempo
Integral (EMTI).
A
ideia é aprimorar o programa, por meio do contato constante com os estados, e
adaptá-lo à realidade das escolas de todo o país. O MEC publicou na edição
desta segunda-feira, 9 de dezembro, do Diário Oficial da União (DOU)
uma portaria que estabelece as novas regras.
O secretário de Educação Básica do MEC, Janio Macedo, destacou o trabalho em
conjunto com os estados. “Ouvimos muito o Consed [Conselho Nacional de
Secretários de Educação] e o pessoal que vinha implementando o programa. Havia
dificuldades de alguns estados em se adaptar. Nosso objetivo é tornar mais
fácil a adesão sem descuidar da qualidade”, explicou.
Uma
dessas mudanças será a implementação gradual do programa nas escolas, começando
por um mínimo de 40 matrículas da primeira série do ensino médio — antes, eram
120, podendo englobar todo o ensino médio já no primeiro ano de participação. O
objetivo é evitar a evasão escolar de estudantes da segunda ou terceira séries
que por qualquer motivo não possam participar da rotina escolar durante todo o
dia. Outra novidade é a alteração da meta ao final do terceiro ano de inclusão
da escola no EMTI, que passou de 350 para 200 estudantes.
Para
facilitar a participação de escolas com vulnerabilidade social, houve mudança
na quantidade de itens obrigatórios na estrutura física no momento da adesão.
Antes, o programa estipulava estipulava que as escolas interessadas
deveriam ter pelos menos quatro itens de uma lista com biblioteca ou sala de
leitura, sala de aula, quadra poliesportiva, vestiário, cozinha e refeitório.
Agora, serão três.
Ensino fundamental – O texto prevê a
possibilidade de adesão das escolas participantes também nos anos finais do
ensino fundamental (6º ao 9º). Nesse caso, os recursos serão de
responsabilidade dos estados. O ministério fará um estudo com as primeiras 40
escolas inscritas para verificar a possibilidade de um programa do governo
federal.
Ensino médio em tempo integral – O
ensino em tempo integral do país tem carga horária mínima de 35 horas semanais
— do ensino médio regular e não integral é de 20. O objetivo do programa é
diminuir evasão escolar e repetência por meio de repasse de recursos para
as Secretarias de Educação adequarem escolas ao tempo integral.
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