EM PICOS, FILAS E AGLOMERAÇÕES DE PESSOAS SÃO REGISTRADAS EM AGÊNCIAS BANCÁRIAS
FONTE - PORTAL RIACHAONET
Aglomerações de pessoas na agência do Banco do Brasil – Foto: Romário Mendes
Ainda que o
atendimento nos bancos esteja garantido para todos, a prioridade nas agências é
para públicos mais vulneráveis, como aposentados e pensionistas.
Aglomerações de pessoas na agência do Banco do Brasil – Foto: Romário Mendes
Ainda que o
atendimento nos bancos esteja garantido para todos, a prioridade nas agências é
para públicos mais vulneráveis, como aposentados e pensionistas.
As
agências bancárias permanecem abertas no Brasil. No entanto, a recomendação da
Federação Brasileira de Bancos (Febraban) é realizar operações bancárias pela
internet. Ainda que o atendimento nos bancos esteja garantido para todos, a
prioridade nas agências é para públicos mais vulneráveis, como aposentados e
pensionistas.
Porém, em Picos, a população
não está respeitando a recomendação da Fenabran. Na manhã desta sexta-feira
(20) foram registradas filas e aglomerações de pessoas nas agências do Banco do
Brasil e da Caixa Econômica Federal, localizadas no Centro da cidade.
Segundo a Fenabran, em caso de urgência e necessidade, os bancos sugerem
que a população busque a rede de terminais de autoatendimento “Para proteger os
clientes, foi intensificada a higienização desses terminais, seguindo a
orientação de aperfeiçoar e intensificar os protocolos de higienização das
instalações bancárias”, diz a nota.
A Febraban informa que em eventual
alteração de horário nas agências, os clientes devem ser informados pelos
canais de comunicação de cada banco. O setor se compromete a assegurar a
prestação de serviços essenciais.
“Cumprindo orientação do Banco Central para enfrentar as dificuldades trazidas pela pandemia de coronavírus, os bancos deverão, pontualmente e por períodos limitados de tempo, alterar horários de atendimento ou suspender serviços em agências selecionadas”, informou a federação dos bancos.
“Cumprindo orientação do Banco Central para enfrentar as dificuldades trazidas pela pandemia de coronavírus, os bancos deverão, pontualmente e por períodos limitados de tempo, alterar horários de atendimento ou suspender serviços em agências selecionadas”, informou a federação dos bancos.
Confira
abaixo a nota da Fenabran
Nota – Funcionamento agências bancárias
A FEBRABAN e seus bancos associados asseguram que as agências bancárias permanecem abertas, com atendimento aos seus clientes, priorizando os públicos mais vulneráveis, como o de aposentados e pensionistas. O atendimento bancário, portanto, está garantido a todos.
Cumprindo orientação do Banco Central para enfrentar as dificuldades trazidas pela pandemia de coronavírus, os bancos deverão, pontualmente e por períodos limitados de tempo, alterar horários de atendimento ou suspender serviços em agências selecionadas. Os clientes serão informados adequadamente pelos canais de comunicação de cada banco. O setor se compromete a assegurar a prestação de serviços essenciais.
A FEBRABAN e os bancos recomendam enfaticamente a seus clientes e usuários do setor bancário que, atendendo às recomendações das autoridades sanitárias, evitem deslocar-se para as agências bancárias e deem preferência a usar produtos e serviços dos bancos por meio dos canais remotos disponíveis para a população.
Por meio do celular e internet, os usuários podem fazer, com segurança, pagamento de contas, consulta de saldos e extratos, transferências financeiras, agendamento de pagamentos e contratação de serviços e empréstimos, entre outros. Nos aplicativos e Internet Banking, os clientes poderão encontrar ferramentas úteis para todas as necessidades, além de ter acesso a comunicados e canais de atendimento. Os canais de atendimento por telefone também estão funcionando normalmente.
Ao evitar voluntariamente ir às agências bancárias, todos colaborarão para que os bancos possam priorizar o atendimento aos grupos mais vulneráveis, protegendo todos, inclusive os bancários, com a redução do fluxo de pessoas necessária aos esforços contra a disseminação do vírus COVID-19.
A FEBRABAN e seus bancos associados asseguram que as agências bancárias permanecem abertas, com atendimento aos seus clientes, priorizando os públicos mais vulneráveis, como o de aposentados e pensionistas. O atendimento bancário, portanto, está garantido a todos.
Cumprindo orientação do Banco Central para enfrentar as dificuldades trazidas pela pandemia de coronavírus, os bancos deverão, pontualmente e por períodos limitados de tempo, alterar horários de atendimento ou suspender serviços em agências selecionadas. Os clientes serão informados adequadamente pelos canais de comunicação de cada banco. O setor se compromete a assegurar a prestação de serviços essenciais.
A FEBRABAN e os bancos recomendam enfaticamente a seus clientes e usuários do setor bancário que, atendendo às recomendações das autoridades sanitárias, evitem deslocar-se para as agências bancárias e deem preferência a usar produtos e serviços dos bancos por meio dos canais remotos disponíveis para a população.
Por meio do celular e internet, os usuários podem fazer, com segurança, pagamento de contas, consulta de saldos e extratos, transferências financeiras, agendamento de pagamentos e contratação de serviços e empréstimos, entre outros. Nos aplicativos e Internet Banking, os clientes poderão encontrar ferramentas úteis para todas as necessidades, além de ter acesso a comunicados e canais de atendimento. Os canais de atendimento por telefone também estão funcionando normalmente.
Ao evitar voluntariamente ir às agências bancárias, todos colaborarão para que os bancos possam priorizar o atendimento aos grupos mais vulneráveis, protegendo todos, inclusive os bancários, com a redução do fluxo de pessoas necessária aos esforços contra a disseminação do vírus COVID-19.
Em caso de urgência e necessidade, a rede de autoatendimento (ATMs), com
seus 170 mil terminais espalhados em todo o país, também está à disposição da
população para saques e depósitos. Para proteger os clientes, foi intensificada
a higienização desses terminais, seguindo a orientação de aperfeiçoar e
intensificar os protocolos de higienização das instalações bancárias.
A
FEBRABAN criou uma cartilha com informações úteis para o melhor uso dos canais
digitais dos bancos. O material está disponível no link http://bit.ly/2xD2T4g
FEBRABAN – Federação Brasileira de Bancos
Diretoria de Comunicação
Diretoria de Comunicação
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