ENFERMEIRA E MARIDO TESTAM POSITIVO PARA CORONAVÍRUS, E UBS EM FLORIANO É FECHADA.

Segundo a secretaria de saúde do município, a unidade deve ficar isolada até a próxima semana. Na quinta-feira (23), serão testados os 22 funcionários que trabalham no local.
Por Aparecida Santana e Laura Moura, G1 PI
 A Unidade Básica de Saúde (UBS) Camilo Filho, situada no município de Floriano, teve que ser fechada nesta segunda-feira (20) após uma enfermeira que trabalha no local e o seu marido terem testado positivo para o novo coronavírus. O exame positivo da enfermeira para Covid-19, doença provocada pelo novo coronavírus, foi confirmado no começo da tarde desta segunda pelo secretário de saúde de Floriano, James Rodrigues, em entrevista ao G1.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, o resultado do exame do homem de 31 anos foi divulgado no último domingo (19). No começo da tarde desta segunda-feira (20), o secretário James Rodrigues confirmou ao G1 que a esposa desse paciente, uma enfermeira da UBS, também testou positivo para o coronavírus. Os servidores da UBS foram orientados a ficarem de quarentena em casa e irão ser submetidos ao teste da Covid-19.

“A enfermeira também. O resultado foi divulgado foi agora pouco. Os servidores serão testados na quinta-feira, pois o teste rápido exige uma janela imunológica. Seguindo o protocolo dos médicos, na quinta-feira (23) serão testados os 22 funcionários da UBS”, comentou.

A UBS Camilo Filho fica localizada no campus da Universidade Federal do Piauí (UFPI) na cidade. A unidade fica em uma região onde moram cerca de sete mil pessoas. O público da UBS será direcionado temporariamente para o posto de saúde no bairro Campo Velho, em Floriano. A previsão é que ela seja reaberta na próxima segunda-feira (27).
“O município já adota a medida de remanejar profissionais para nós podermos reabrir esta unidade na próxima segunda. Hoje é feriado em Floriano, amanhã também, então teríamos apenas três dias de atendimento e essa medida veio para, justamente, enfrentarmos essa situação de forma rápida qualquer foco de contágio e na segunda-feira pretendemos reabrir após o processo de sanitização do ambiente também”, explicou o secretário James Rodrigues.

Isolamento social e decretos de calamidade

Para evitar a contaminação pelo vírus, o isolamento social e medidas emergenciais foram determinadas por meio de decretos do governo do estado e das prefeituras, como na capital piauiense, para que a população fique em casa e evite ao máximo ir às ruas.
Policiais fazem abordagens nas fronteiras do estado a ônibus e veículos particulares. Escolas, universidades e a maior parte do comércio, assim como serviços públicos, suspenderam as atividades. Os decretos preveem que quem descumprir as regras pode ser penalizado com multa ou até prisão.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.