Eventos

WELLINGTON DIAS E PREFEITO FIRMINO ANUNCIAM COMPRA CONJUNTA DE 200 RESPIRADORES


FOTO: ROBERTAALINE/CIDADEVERDE.COM
Lídia Brito
lidiabrito@cidadeverde.com 

O governo  do Estado firmou uma parceria com a Prefeitura de Teresina para a aquisição de 200 respiradores, equipamentos importantes no atendimento aos pacientes afetados pela Covid-19. O governador Wellington Dias autorizou à Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) a realizar a compra conjunta.
O Consórcio Nordeste teve um lote de respiradores artificiais barrados nos EUA. A compra já tinha sido feita pelos governadores, mas a carga ficou retida no aeroporto de Miami, nos Estados Unidos.
Os médicos pneumologistas explicam que o respirador é usado nos casos mais graves da Covid-19 para dar tempo de o organismo do paciente se recuperar, e a pessoa, sobreviver.  
De acordo com o governador Wellington Dias, se for necessário, o governo irá buscar medidas judiciais para garantir a entrega dos respiradores. 

“Conseguimos uma empresa que se prontificou a entregar 200 respiradores, isso é muito importante para a necessidade que temos, pois com essa compra temos chances de atingir as metas. Temos mais 81 respiradores que estamos aguardando, incluindo 59 que compramos, que estão em posse do Ministério da Saúde e vamos buscar, nem que seja por via judicial para, assim, garantir a entrega”, afirmou Wellington Dias.
Os 200 respiradores atenderão a rede de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs), salas de estabilização de toda a capitão e do interior do estado. Serão divididos de modo que fique 100 respiradores para Rede Hospitalar do Estado e 100 para a Rede Municipal de Teresina e Água Branca.
“Essa é uma grande conquista para o estado, uma parceria com a Prefeitura de Teresina, no qual o objetivo é oferecer segurança no Piauí para as pessoas que tiverem complicações da doença, atendendo a orientação da Organização Mundial da Saúde e das equipes de saúde”, ressaltou o secretário da Saúde, Florentino Neto.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.