Eventos

AUMENTA EM MAIS DE 4 VEZES A TAXA DA COVID-19 NO PIAUÍ; 17 MIL INFECTADOS, ESTIMA PESQUISA.


Foto: Roberta Aline

Valmir Macêdo
valmirmacedo@cidadeverde.com

 

A segunda etapa da amostragem realizada em 14 cidades piauienses registrou um aumento expressivo no número de infectados pelo novo coronavírus não notificados na rede de saúde. O número passou de 3.800 infectados na primeira semana da amostra para 17.148 pessoas infectadas em todo o Piauí nesta segunda etapa. A pesquisa estima que haja mais de 17 mil pessoas infectadas com a doença no estado, 4,5 vezes maior que na primeira estimativa. O governador Wellington Dias afirmou que deverá decretar lockdown (bloqueio total) se a ocupação de leitos de UTI no estado ultrapassar os 50%.
Segundo Batista Teles, diretor do Instituto Amostragem, a taxa de contaminação do Piauí estáem aproximadamente de  0,5239% o equivaleria a 17.148 pessoas infectadas pelo coronavírus se projetado o percentual na população do Piauí segundo o censo do IBGE de 2019.
“É um dado que nos deixou alarmados porque na pesquisa anterior nós tínhamos estimado 3.800 casos e agora nós estimamos 17.148 mil, quatro vezes e meia acima do que foi encontrado antes”, explicou Batista Teles.

Infecção intradomiciliar

Outro dado que chamou a atenção na segunda etapa da amostragem foi a taxa de contaminação intradomiciliar. Em 25 domicílios pesquisados foram registrados casos positivos em 40 pessoas. “Uma relação de quase duas pessoas para cada caso positivo encontramos 1,6 pessoas infectadas por domicílio”, alertou. 
Nos 25 domicílios com testagens positivadas, espalhados nos 14 municípios analisados, residiam cerca de 130 pessoas, o que mostra a presença de casos confirmados em locais onde residem muitas pessoas, uma razão de 3,3 residentes para cada caso positivo no Piauí. 

Déficit de respiradores em 20 dias

Outras etapas da amostra estadual da Covid-19 serão feitas no estado. Para o diretor do instituto da pesquisa se o isolamento não for respeitado e a taxa de infecção continuar elevada, há uma probabilidade muito grande do sistema de saúde entrar em colapso nos próximos dias.
“Se não houver uma retenção nessa evolução, daqui a 20 dias a gente vai entrar para um déficit de 100 respiradores. É um problema muito grave”, avalia Batista Teles.

Interior não está cumprindo isolamento

O relato das equipes que trabalham nas pesquisas é que não há cumprimento do recolhimento domiciliar nos 14 municípios analisados. “As pessoas não estão em isolamento social nos principais municípios. É com se nada estivesse acontecendo, as feiras estão funcionando, elas transitam normalmente como se sua vida estivesse normal”, disse Batista Teles.
“Do jeito que está indo, a evolução que a gente está encontrando nessa pesquisa é extremamente preocupante”, completou.

Mais de 130 mil infectados em 15 dias

Com as análises das duas primeiras etapas, a amostragem já projeta um número de 44 mil casos de infecção não notificados para a 3ª semana e, se o índice de contaminação permanecer, é estimada a marca de 134 mil pessoas infectadas no dia 24 de maio. 


A amostragem revela que a taxa de infecção no estado está de 2.8 o que aponta que quase três pessoas são infectadas por uma única pessoa. O dado, segundo a equipe técnica da Sesapi, é bem semelhante ao dado calculado por análises baseadas em estudos do Imperial College de Londres aplicadas à realidade do Piauí.
Valmir Macêdo
valmirmacedo@cidadeverde.com

 



Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.