Eventos

AVIÃO COM MAIS RESPIRADORES CHEGA A TERESINA APÓS APREENSÃO EM SÃO PAULO


Flash Yala Sena
yalasena@cidadeverde.com



O governo do estado conseguiu mais 20 respiradores mecânicos que foram confiscados pelo Ministério da Saúde e em busca e apreensão, determinada pela justiça federal, os parelhos chegaram ao Piauí nesta quinta-feira (18).
Um total de 61 respiradores já foram apreendidos pela justiça federal em favor do Piauí, dos 80 equipamentos que foram comprados pelo governo. 
Um avião fretado pelo governo foi buscar os equipamentos que foram apreendidos da empresa Intermed, na cidade de Osasco, em São Paulo. 
O procurador geral do Estado, Plínio Clerton, informou ao portal Cidadecerde.com que ainda falta entregar 19 respiradores da empresa Intermed. 
Os equipamentos vão reforçar os leitos de UTIs no estado. Segundo o boletim da Secretaria Estadual de Saúde (Sesapi) 61% dos leitos com respiradores estão ocupados. O Piauí tem 431 leitos de UTIs e desses 263 estão ocupados.
Tanto o governo do estado e a Prefeitura de Teresina enfrentam o problema da falta de profissionais de saúde para trabalhar nos hospitais. O HUT está com leitos de UTIs parados por falta de médicos e enfermeiros. 
“Com esses equipamentos, estamos fortalecendo as unidades de saúde da capital e interior do estado, cumprindo o nosso objetivo de salvar vidas. Nós sabemos que esses são equipamentos essenciais para ampliar nossa capacidade de terapia intensiva e com a chegada desses novos respiradores, teremos mais possibilidades de atender nossa população”, destaca o secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto.
Segundo Florentino, sob o comando do governador Wellington Dias foi travada uma verdadeira corrida para ampliar e fortalecer a rede para enfrentar possíveis picos da doença no estado e evitar o colapso na rede de saúde.
“Estamos verificando um crescimento da necessidade de leitos de terapia intensiva, com a chegada desses equipamentos temos um reforço nesse tipo de serviço, assegurando qualidade e acesso da população à saúde”, afirma Florentino Neto.
Flash Yala Sena
yalasena@cidadeverde.com


Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.