SIMÕES-PI | PRIMEIRA SESSÃO ONLINE / VIRTUAL DA CÂMARA MUNICIPAL DE VEREADORES.

PELA PRIMEIRA VEZ NA HISTÓRIA, A SESSÃO ORDINÁRIA DA CÂMARA MUNICIPAL DE VEREADORES DE SIMÕES-PI,  FOI REALIZADA POR VIDEOCONFERÊNCIA, ISTO EM RAZÃO DAS MEDIDAS DE CONTENÇÃO E ISOLAMENTO SOCIAL ADOTADAS NO  MUNICÍPIO, NO ESTADO DO PIAUÍ E NO BRASIL.

O  Ver. Pedro Custódio – Presidente do legislativo, em nome Deus abriu a sessão, cumprimentando aos ouvintes da rádio veredas FM e aos internautas. Deu boas-vindas a todos os colegas vereadores e agradeceu   pela participação online da sessão.

Pedro Custódio, falou que todos são sabedores das recomendações do MP-PI, da OMS, dos decretos estadual e municipal,  desta forma as sessões serão virtuais, isto devido a pandemia do covid-19.

Pela primeira vez na história da câmara em sessão virtual, foi aprovado um requerimento.
O requerimento nº 05 – 2020  foi aprovado por unidade dos presentes,  sendo de autoria do Ver. Gilson Cândido,  em conformidade com o regimento e após ouvir o plenário requer que seja encaminhado ofício ao executivo solicitando construção de casas populares para família de baixa renda do município de Simões-PI.
O Ver. Gilson Cândido, disse que seu requerimento foi com o pensamento do executivo buscar recursos para construção de casas populares e pediu prioridade.

Ver. Gilson Cândido, agradeceu ao presidente Pedro Custódio, pela organização da primeira sessão virtual, o que é um grande avanço, atendendo aos decretos estadual, municipal e as recomendações da OMS e MP-PI.

O Ver.  José Aparecido de Moraes (Zezé Moraes), parabenizou ao prefeito Zé  Wlisses e 1ª dama e secretária de saúde, Isamária Dantas, e toda equipe de saúde  pelo excelente trabalho desenvolvido no município com relação a pandemia do coronavírus.

Zezé Moraes,  pediu melhoras no sistema de transmissão online, isto para melhor compreensão da população de Simões, fazendo com que  todos fiquem atualizado sobre os trabalhos do legislativo.
Ver. Luciano César, Disse que conversou com o presidente Pedro Custódio, como também com colegas vereadores, para que um dos  legisladores municipais participem da comissão da covid-19, por que há necessidade do legislativo participar  para que possa tranquilizar a população com esclarecimentos e mais informações. Dessa forma também seria passada informação para os colegas vereadores através do grupo de WhatsApp.

Luciano César,  Pediu também  melhorias na transmissão online, pois durante a fala de alguns colegas houve algum tipo de interferência, como microfonias e ruídos.
O Ver. Joaquim Honório (Ademir), durante seu discurso, pediu providências com respeito a falta de água encanada em Simões, Sendo que por exemplo no Bairro Veneza, ficou 15 dias sem água encanada e quando a água chegou nas torneiras não teve forças para subir e encher as caixas d`água.

Agradeceu ao prefeito Zé Wlisses e a 1ª dama Isamária Dantas, pelo trabalho desenvolvido com relação a covid-19

O Ver. Joaquim Honório, se referiu também com relação a transmissão online, pois a mesma deixou um pouco a desejar.
O ver. Amâncio Lopes,  começou seu discurso agradecendo a Deus pela primeira sessão online, ao presidente Pedro Custódio e aos nobres colegas.
Disse, Amâncio, que tudo que está acontecendo é permissão de Deus pra que o homem se volte pra o próprio Deus.

Falou do trabalho do prefeito Zé Wlisses e da 1ª dama Dra. Isa e sua equipe de saúde, sempre preocupados com a saúde pública.

Disse também que a câmara é unida e vem ajudando ao prefeito, votando e aprovando os projetos em favor do povo. Amâncio, disse que espera para o mês de julho, uma abertura para que todos possam trabalhar, isso se a covid-19 tenha sido superada ou tenha sido amenizada. Por fim, disse que confia em Deus e haverá missas e cultos evangélicos em Simões.
Discurso do Ver. Francisco Ângelo ( Enviou discurso através de doc. online)

Bom dia a todos os nobres colegas Vereadores, os demais funcionários desta casa e quem nos ouve pela rádio Veredas FM e nos assiste pelas redes sociais.

Em nome do Sr. Presidente, Pedro Custódio cumprimento meus pares.

São tempos difíceis, além de estarmos vivendo um dos maiores colapso político socioeconômico mundial na atualidade, até mesmo maior que o pós Grande Primeira Guerra (1914-1918), que foi a quebra do Liberalismo Econômico no ano de 1929.

Mesmo aprendendo que as medidas de prevenção ainda é o melhor remédio no momento,  ainda vai demorar um pouco encontrarmos a cura do coronavírus. E quando isso acontecer, teremos muitos outros problemas a resolver além dos políticos socioeconômicos, os transtornos psicológicos, pois estamos sendo bombardeados por excesso de informações pelos meios de comunicação, seja televisão, canais de informações e redes sociais (faknews).

E quanto ao ano letivo, como professor,  considero o ano de 2020 é um ano letivo perdido, por conta das desigualdades sociais, acesso à internet e tecnologia, alunos que se quer não tem um celular.

Pra finalizar o meu discurso quero agradecer ao Prefeito por vir ajudando a resolver o problema de abastecimento de água encanada na cidade.
Agradeço a Primeira Dama e Secretária de Saúde e toda sua equipe no combate a COVID 19, como: Médicos, enfermeiras(os), técnicas(os), fisioterapeutas, a todos que compõe a barreira sanitária e em especial a Polícia Militar. 
O Ver. Pedro Custódio - presidente do legislativo, falou que a câmara municipal de Simões, vai receber 11 computadores portáteis (notbook), sendo um para cada vereador e dois para a assessoria.

Os computadores serão utilizados para a realização das sessões virtuais, o que irá melhorar a transmissão online.
Pedro Custódio,  parabenizou ao Prefeito Zé Wlisses e a 1ª dama pela a administração e pelos cuidados com a saúde pública.
Pediu para que todos encarem a pandemia com muita seriedade, pediu para que todos fiquem em casa e ao sair usar a máscara e não fazer aglomerações. O coronavírus é uma doença que pode levar a pessoa a   óbito, outro fica doente e outro fica apenas assintomático.

Agradeceu ao site Simões online, a Kenedy – técnico de som, aos ouvintes da rádio veredas FM, a secretária Edileuza (participou online), por fim agradeceu aos nobres colegas vereadores e em nome de Deus Fez o encerramento.

Próxima cessão dia 16 de junho de 2020.




Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.