Eventos

3º caso de Covid-19 em Jaicós: é hora de “colocar as barbas de molho”


Da redação do Portal Saiba Mais
Diante dos casos do novo coronavírus a Covid-19, registrados em praticamente todos os municípios piauienses, em alguns, com altos índices do diagnóstico da doença, Jaicós, até hoje, pelos dados divulgados pela Secretaria Municipal de Saúde, tem sido “abençoado por Deus” se levarmos em conta sua localização geográfica.
Além da rodovia federal, a BR-407 que passa pela cidade, o município tem ligação com vários outros municípios por meio de rodovias estaduais que colocam transeuntes diariamente na velha “Terra do Galo”.
Com uma população estimada em 20 mil habitantes, Jaicós até então, só tinha confirmado dois casos da doença e, mesmo assim, este dois, além de assintomáticos, já foram recuperados.
Com o surgimento deste novo caso de Covid-19, se levarmos em conta as informações repassadas pela Secretaria Municipal de Saúde, que o paciente trabalha e vive no município e não tem histórico de viagens para outras cidades, tendo sido infectado por transmissão comunitária, deixa o raciocínio lógico de que o vírus possa estar circulando no município.
Imagine a quantidade de pessoas com as quais ele manteve contato até ser diagnosticado com a doença. Claro que ele não sabia que estava infectado, pois não apresentava sintomas, é assintomático. Só ficou sabendo após a realização do teste. Daí a importância da realização dos testes.
Diante do fato, cabe ao Poder Executivo do município, intensificar as ações de combate a Covid-19 no município e a população se conscientizar da realidade que vivemos e seguir as recomendações das autoridades, publicadas em seus decretos, embora impopulares e em alguns casos, e também contraditórios em relação ao funcionamento de determinados estabelecimentos comerciais.
Não há clima para terrorismo, mas de precaução. É hora, de como diz o velho provérbio espanhol: “colocar as barbas de molho”. Até que se prove o contrário, o isolamento social é imprescindível para quem pode de fato se isolar.
Mas só o isolamento em si, não é suficiente. Segundo recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS) é preciso testar, testar, testar e isolar.
“Você não pode combater um incêndio com os olhos vendados. Não podemos parar esta pandemia se não soubermos quem está infectado”, disse Tedros Adhanom Ghebreyesus, diretor-geral da OMS.
Da redação do Portal Saiba Mais




Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.