ASSIS CARVALHO É HOMENAGEADO EM SESSÃO SOLENE NA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO PIAUÍ

A esposa do deputado, Isabel Maria Torres de Carvalho, e os filhos Iago, Ícaro e Isla e irmãs de Assis participaram da homenagem no Plenário.
Em homenagem à história do deputado federal Assis Carvalho (PT-PI), foi realizada na manhã de terça-feira (14), sessão solene na Assembleia Legislativa.

As informações são do Portal: Meio Norte. Siga o Mural da Vila no Twitter e no Instagram.

A esposa do deputado, Isabel Maria Torres de Carvalho, e os filhos Iago, Ícaro e Isla participaram da homenagem no Plenário, que foi presidida pela deputada estadual Flora Izabel (PT). Três irmãs do parlamentar também estavam presentes.

Durante a sessão solene, foram exibidos vídeos de autoridades que não puderam participar da homenagem. O presidente da Ordem dos Advogados secção Piauí, Celso Barros Coelho Neto, destacou a trajetória política de Assis Carvalho. ?Ele teve uma vida política muito intensa e de muito destaque. E por todo o seu trabalho, a advocacia piauiense presta homenagem a Assis Carvalho?, disse.

A presidente nacional do Partido dos Trabalhadores, Gleisi Helena Hoffmann, também enviou vídeo em homenagem a Assis Carvalho. ?É uma perda irreparável para o PT, sentimos muito. Assis era um companheiro de todas as horas e todas as lutas e queremos prestar nossa homenagem a toda a família?, disse.

?Eu quero me associar a Assembleia Legislativa nesta homenagem ao deputado Assis Carvalho. Assis foi meu companheiro de muitos anos na Câmara Federal, tivemos um bom relacionamento e o admirava muito por sua história. Portanto ele era um homem corajoso, vitorioso, destemido e que vai fazer muita falta ao Partido dos Trabalhadores e ao Piauí?, disse o líder da bancada piauiense na Câmara Federal, deputado Átila Lira (PP).
É com muita tristeza que lamentamos a morte precoce do deputado Assis Carvalho. Ele nos deixou em pleno vigor da sua saúde, de sua atuação política e de seu trabalho. Ele tinha a sua marca e estilo próprio, e contribuiu muito com o Piauí. Em nome do Poder Judiciário, quero deixar registrado o nosso abraço de solidariedade e nossossinceros pêsames sobretudo a esposa, aos filhos e aos irmãos e familiares?, disse em vídeo o Presidente do Tribunal de Justiça do Piauí, Sebastião Ribeiro Martins.

Por fim, foi exibida mensagem do Governador Wellington Dias (PT) que justificou a sua ausência por conta da pandemia do novo coronavírus. ?Quero agradecer a Assembleia Legislativa e a todos os deputados por esta grande homenagem a este grande líder, Assis Carvalho. Já se disse muito sobre ele, mas antes de tudo ele era algém que não desiste quando abraçava uma causa, uma posição na defesa do que acreditava. Assis deixa serviços, obras, equipamentos e sua marca em cada um dos 224 municípios do Piauí. Independente de voto, ele estava alí querendo ajudar. Que possamos continuar com a alegria e o foco em prol do Piauí como fez Assis?, disse Wellington Dias.

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Themístocles Filho (MDB), disse que o deputado federal Assis Carvalho se destacou na política pela luta em prol do Piauí e do Partido dos Trabalhadores. Ele disse que a homenagem prestada esta manhã pelo legislativo estadual é muito pequena diante da sua importância para o Estado.

?A TV Assembleia transmitiu a missa de sétimo dia em memória de Assis Carvalho. Foram duas horas e meia e eu assisti tudo e pude testemunhar a sua importância para o Piauí e, sobretudo, para a sua família. Conheci o cidadão que ajudava os outros, como ajudou o seu pai em dois projetos em Oeiras. Foi bom filho, bom pai, bom marido e bom avô. Um exemplo são os seus filhos que estudaram e se destacaram até fora do país?, disse.
Para Themístocles, o jeito de ser de Assis Carvalho era único. Ele afirmou que não teve muita convivência com o parlamentar falecido, mas pode testemunhar através de depoimentos que revelaram diversas facetas que não eram conhecidas pelo grande público, mas que mostram o seu desvelo com o Estado.

Nascido no povoado Santo Antônio, em Oeiras, casado e pai de três filhos, Francisco de Assis Carvalho Gonçalves era o mais velho de oito irmãos. Começou a trabalhar muito cedo para ajudar nas despesas da casa, dividindo o tempo entre os estudos e a venda de picolés para incrementar a renda familiar. Na primeira vez que entrou numa escola para estudar tinha 10 anos de idade.

Mudou-se para Teresina, onde continuou os estudos e trabalhou como auxiliar de assentador de vidros, auxiliar de escritório, gerente de lojas volantes até passar no concurso para a Caixa Econômica Federal em 1982. Formou-se em Letras pela Universidade Federal do Piauí no ano de 1997. Nos anos 90, Assis liderou o movimento pela democratização da comunicação que teve como ponto alto a instalação de rádios comunitárias em todo o Piauí. Ele foi o primeiro presidente da Associação de Rádios Comunitárias do Estado.

Como bancário, alcançou importantes conquistas para a categoria, ao lado de outros sindicalistas que hoje também são destaques na política como Wellington Dias, Simplício Mário, Jesus Alves e Regina Sousa.
Presidiu a Associação do Pessoal da Caixa (APCEF) e foi duas vezes dirigente do Sindicato dos Bancários. Foi ainda membro da diretoria da Confederação Nacional dos Bancários e socio-fundador da Cooperativa de Crédito dos Bancários de Teresina. Exerceu o mandado de deputado estadual, secretário de Estado da Saúde, diretor-geral do Detran-PI e presidente da Agespisa (Companhia de Águas e Esgotos do Piauí S/A). Assis Carvalho foi o deputado estadual mais votado pelo PT em 2006, com quase 34 mil votos, sendo um parlamentar influente na Assembleia Legislativa do Piauí.

Como deputado estadual presidiu a Comissão de Constituição e Justiça e aprovou projetos importantes como o Código de Saúde do Piauí. Foi o deputado federal mais votado pelo Partido dos Trabalhadores com quase 100 mil votos nas últimas eleições.





Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.