TESTE FANTASMA. – SERVIDORA RECEBE RESULTADO DA COVID-19 SEM TER FEITO EXAME


Fernanda Baena tentou agendar procedimento no site da Secretaria de Saúde do DF e teve imediatamente um diagnóstico errado.

Fonte - Metrópolis

Uma servidora pública da Secretaria de Educação do Distrito Federal recebeu o resultado de teste do novo coronavírus mesmo sem nunca ter se submetido ao procedimento. O caso inusitado ocorreu nos últimos dias e pegou a moradora de Taguatinga de surpresa.
Fernanda Silva Baena Fernandes tentou fazer o cadastro no site da Secretaria de Saúde a fim de agendar a testagem para ela e a família e, ao finalizar o questionário, automaticamente apareceu o diagnóstico negativo para a Sars-Cov-2, sem sequer ter passado por uma das unidades criadas pela pasta.
“No sábado, fiz login no site do testa DF a fim de verificar se tinha vaga para realizar o exame. Quando acessei, apareceu o resultado de um exame realizado no dia 25 de junho no Sudoeste. Eu moro em Taguatinga, não tinha agendado exame para esse dia e está no meu cadastro como se eu tivesse feito”, relatou ao Metrópoles.
Ao registrar reclamação na Ouvidoria do GDF, a servidora recebeu retorno automático da pasta dizendo ter havido ampliação “na oferta de testes”, que passam a ser feitos nas 172 unidades de saúde vinculadas à secretaria. Pontuou ainda que a interessada deveria procurar o posto mais próximo de sua casa. “Não acreditei nessa resposta”, disse.
A coluna procurou a Secretaria de Saúde e relatou o episódio, mas não obteve retorno até a publicação da reportagem. O espaço permanece aberto.
Outro caso
Este não é um caso isolado de equívocos registrados no sistema de testagem do Distrito Federal. Em maio, uma servidora pública federal de 54 anos recebeu resultado negativo para o novo coronavírus mesmo sem ter realizado a testagem rápida promovida pela Secretaria de Saúde.
Em contato com o Metrópoles, Tânia Lúcia Belo do Nascimento, atualmente lotada na Advocacia-Geral da União (AGU), disse ter sido orientada pelo próprio médico a realizar o exame para Covid-19 após ser diagnosticada com quadro de broncopneumonia.
“Fui por duas vezes e não pude fazer o exame, porque disseram que eu não era moradora da região. Decidi recorrer ao agendamento on-line, mas só consegui fazer o cadastro, sem efetivar a data para o teste”, conta.
Para a surpresa da servidora, o resultado de um exame não realizado por ela apareceu. “Quando entrei na minha caixa de e-mails para verificar um boleto de aluguel, estava lá o resultado de um teste que eu nunca fiz, dando negativo para a Covid-19, o que é um absurdo”, relatou.

 

·                     


Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.