CLARÃO NO CÉU FOI PASSAGEM DE FOGUETE CHINÊS COM DESTINO A LUA

 

Atualizada às 20h13

Um clarão no céu chamou atenção de moradores de várias cidades da varios estados da região Nordeste, no final da tarde desta segunda-feira (23). A situação foi gravada e divulgada nas redes sociais.

Segundo Marcelo Zurita, presidente da Associação Paraibana de Astronomia (APA) e integrante da Rede Brasileira de Observação de Meteoros (Bramon), o clarão é a pluma de combustível de um dos estágios do foguete “Longa Marcha 5”.

O foguete foi lançado pela China, com o objetivo de ser a primeira nação a trazer de volta rochas lunares e amostras de solo em mais de quatro décadas, segundo o The New York Times.

Conforme o New York Times, a missão é a última etapa do programa espacial que a China espera culminar com uma estação de pesquisa lunar internacional e, finalmente, uma colônia humana na Lua por volta de 2030.

O astrônomo Dennis Weaver explica que a “nuvem” brilhante que apareceu no céu “é a ejeção dos gases de queima que dão o empuxo para o foguete sair da Terra com missão para a Lua”.

A confirmação de que se trata de uma aeronave chinesa, segundo o astrônomo, é possível com cruzamento de informações com a rota do foguete.

Foguete chinês cruza o céu cearense — Foto: Arquivo pessoal

Foguete chinês cruza o céu cearense — Foto: Arquivo pessoal

Aguardem mais informações!

Fonte: Com informações do G1 BA e CE

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.