Eventos

TERESINA | LEITOS CLÍNICOS E UTI COVID-19 DO HGV ESTÃO 100% OCUPADOS

O diretor geral do  Hospital Getúlio Vargas, Gilberto Albuquerque , afirmou em entrevista ao Jornal do Piauí, nesta sexta-feira (6), que os leitos clínicos e de UTI Covid  do HGV estão totalmente ocupados.

Gilberto afirma que está preocupado  com a possibilidade uma "segunda onda" de Covid-19 no Piauí. No mês de outubro o  número de internações de pessoas com Covid-19 aumentou 11,32%, no HGV, que é o maior hospital público do Estado.

"Aqui no Brasil temos um fato que pode levar a antecipação da segunda onda, que é o movimento político, as pessoas se cumprimentam muito, se visitam muito, formam aglomerações pequenas, médias e até grande e isso facilita muito a transmissão do vírus", disse Gilberto. 

O diretor também defende que as pessoas estão indo "além do permitido" e não respeitam o isolamento social. Por isso, segundo o gestor, é provável o surgimento de segunda onda de Covid-19. 

"Esse momento que a gente ficou isolado quando fez a reabertura, mesmo que parcial, as pessoas foram muito além do que era permitido. Você estava quatro, seis meses fechado, e quando abriu a pessoa tem uma ideia de liberdade, aglomera, sai, tem contato com outra pessoa e essa e é dessa maneira  que se transmite", critica.

Apesar das más expectativas, Gilberto Albuquerque acredita que se a segunda onda vier, menos óbitos devem ser registrados.

"As condições são muito melhores do que quando começou. As equipes foram especializando e os hospitais se aparelhando, então provavelmente as consequências serão menos graves", disse. 

Izabella Pimentel
izabella@cidadeverde.com
 

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.