W.DIAS DEFENDE MÚLTIPLAS VACINAS E CRÊ QUE EM JANEIRO A VACINAÇÃO VAI COMEÇAR

O governador Wellington Dias (PT) afirmou nesta quinta-feira (26) que está animado diante do avanço na produção das vacinas contra a Covid-19, e que nesta segunda-feira (30) o Ministério da Saúde vai comunicar aos estados como será o plano nacional de vacinação. 

Dias, que foi escolhido pelos governadores do Nordeste para coordenar junto ao Governo Federal a articulação relacionada à vacinação contra a Covid-19, afirma que há grande possibilidade de em janeiro a população brasileira começar a ser vacinada com a doença.

Wellington Dias adianta que vai ser definido, por exemplo, os grupos prioritários para receber a imunização no Brasil.  

"A gente espera que seja tomada já na próxima segunda- feira é a decisão de fazer uma regra de agendamento. Estou animado que se concluir agora em dezembro as últimas fases das vacinas que estão sendo testadas no Brasil e a gente tenha  por parte da Anvisa, já com aprovação do modelo que a OMS recomendou da autorização emergencial, temos chances de janeiro ter vacinação no Brasil. Na parte do Piauí teremos toda disposição para participar, o que for necessário a gente vai fazer para garantir vacina no Piauí", disse o governador ao visitar as obras de duplicação da BR-316. 

Wellington Dias voltou a defender que o Ministério da Saúde deve utilizar no plano de imunização logo a primeira vacina que for aprovada pela Anvisa. O governador também defende a adoção de "múltiplas vacinas" que se, segundo ele, um único laboratório não será capaz de atender a demanda. 

"A primeira vacina que tiver autorizada pela Anvisa no Brasil será utilizada e mais outras vacina. A ideia é trabalhar com múltiplas vacina porque nenhum laboratório sozinho daria conta na velocidade que precisamos da produção de tantas vacinas. Também nesse plano vamos definir para o pais inteiro o regramento, se começa com o pessoal da saúde, pessoas com mais de 60,70 anos, pessoal que tenha alguma comorbidade ",ressaltou. 

Plano do Piauí
Nesta semana Governo do Piauí anunciou que está elaborando um plano de logística para a vacinação contra a Covid-19. Serão imunizados primeiramente os idosos acima de 80 anos, pessoas com comorbidades e profissionais da saúde. O restante da população ficará sem vacina em um primeiro momento. A preocupação da Secretaria de Saúde do Piauí (Sesapi), assim que a vacina for liberada, é que ocorra desvio do público-alvo. Até o momento, o Ministério da Saúde não informou como será feita a imunização, se ficará a cargo de estados ou municípios.

 


Izabella Pimentel
izabella@cidadeverde.com

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.