GOVERNO COMPRA MAIS DE 200 MIL TESTES RÁPIDOS PARA DETECÇÃO DO CORONAVÍRUS NO PI

 

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) realizou, nesta sexta-feira (04), a compra de 202.682 testes rápidos para detectar a presença do coronavírus. Os testes serão entregues para os hospitais da Rede Estadual de Saúde e para o Programa Busca Ativa.

“Vamos entregar 144 mil para o Busca Ativa e 58.682 serão distribuídos nos hospitais. Estamos incrementando ainda mais nossa rede de combate a pandemia, oferecendo testes, para que possamos diagnosticar e tratar nossa população”, destaca o secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto.

Além da compra destes 200 mil testes, a Sesapi também abriu um processo licitatório, na modalidade pregão eletrônico, para aquisição de 1.577.879 milhão de testes rápidos, que serão fornecidos de acordo com a demanda.

“Estamos nos programando para que até o surgimento da vacina e o fim da pandemia tenhamos testagem. Por isso abrimos esse registro de preços, por meio do qual vamos realizar as compras de acordo com a necessidade da nossa rede de saúde. Tudo isso objetivando o controle da doença”, lembra o gestor.

O estado do Piauí é o segundo do Brasil a testar a população, segundo a PNAD Covid-19, divulgada, pelo IBGE, 19,4% dos piauienses realizaram algum teste de diagnóstico da doença. Somente o Laboratório Central de Saúde Pública do Piauí (Lacen) já contabilizou 103.918 exames RT-PCR. Também já foram feitos 312.103 mil testes rápidos.

“Esses números devemos ao trabalho de excelência que vem sendo executado pelo Programa Busca Ativa e pelo Lacen. Estamos buscando sempre termos o conhecimento do nosso índice de transmissibilidade, a garantia dos serviços de saúde, testando nossos profissionais e a população”, lembra Florentino Neto.

A Organização Mundial da Saúde afirmou que a realização de testes é uma das estratégias mais eficientes para se combater o contágio do coronavírus. E ações como as do Programa Busca Ativa, que testa as pessoas que moram com casos confirmados da Covid-19, tem tido êxito no controle da transmissão da doença no Piauí.


Via Cidade Verde

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.