PICOS-PI | PELO SEGUNDO DIA PACIENTES PROTESTAM CONTRA ATRASO NO REPASSE DE VERBA PARA HEMODIÁLISE

 Na manhã desta sexta-feira, 04 de dezembro, os pacientes que precisam de hemodiálise no município de Picos voltaram a realizar manifestação em frente à Secretaria Municipal de Saúde. Os pacientes reivindicam que o órgão regularize os repasses que estão atrasados para que o tratamento não seja paralisado.

A primeira manifestação aconteceu na manha desta quinta-feira (03), cerca de 70 pessoas participaram da mobilização. De acordo com a vice-presidente da Associação dos Pacientes Renais do Estado do Piauí, Jocélia Ciríaco, ela e a secretária municipal de Saúde, Claudineya Barbosa, tinham uma reunião marcada para hoje de manhã, mas a mesma não aconteceu por motivo justificável.

“Tínhamos uma reunião às 9h com a senhora secretária de saúde, mas infelizmente ela não pôde participar por motivo justificável. A pauta seria justamente o motivo desta mobilização dos pacientes renais. Por hoje, já pedimos a dispersão dos pacientes e continuaremos com as articulações até que se resolva a pendência”, destacou Jocélia Ciríaco.

Ela ainda explicou que apenas um repasse de uma das clínicas foi realizado. ”Ontem (03) foi realizado um repasse da competência de setembro para uma das clínicas. sendo que o Ministério da Saúde já repassou, inclusive a competência de outubro, então a prefeitura deve setembro e outubro para as duas clínicas e deve outubro para uma clínica” afirmou.

Jocélia Ciríaco ainda falou que cerca de 411 pacientes se encontram tensos com a situação, pois temem que o tratamento seja suspenso. “Os pacientes se encontram tensos e temerosos pela ameaça de suspensão do serviço porque as clínicas de todo o país estão enfrentando problemas pela defasagem do valor de cada sessão repassada pelo SUS”, explicou.

A vice-presidente da Associação dos Pacientes Renais do Estado do Piauí, Jocélia Ciríaco, disse que o órgão de Saúde informou que o pagamento será realizado até a próxima segunda-feira, 07 de dezembro. “Falei hoje pela manhã com o senhor secretário de administração, via mensagem de texto e o mesmo informou que o pagamento seria realizado hoje ou na segunda-feira. Apenas falou da competência de setembro, enquanto a competência de outubro não foi informada”, finalizou.

O outro lado

Entramos em contato com a secretaria municipal de Saúde para saber o posicionamento do órgão. O coordenador administrativo da Secretaria de Saúde, Bruno Luz, reiterou a nota de esclarecimento divulgada nesta quinta-feira, após a primeira manifestação.

Confira a nota de esclarecimento

 Por JP on line

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.