EM MENSAGEM W. DIAS CRITICA GOV. FEDERAL E FALA EM RETOMADA DA ECONOMIA


 

O governador Wellington Dias (PT) iniciou a leitura da mensagem anual à Assembleia Legislativa por volta das 11h30. No discurso, ele agradeceu aos parlamentares pelo apoio com o poder executivo ao longo do ano de 2020, principalmente durante a crise relacionada à Covid-19, e destacou a importância da parceria no ano de 2021.

“Saudar a todos os membros que terão essa missão na condução dos trabalhos, nos grandes desafios que teremos ainda no ano de 2021”, destacou.

Dias também avaliou os impactos da pandemia nos estados brasileiros e criticou as deficiências de articulação do governo federal para possibilitar o combate eficaz à Covid-19.

“Tivemos de suportar a falta de organização nesse período, que deixou estados desassistidos em várias ocasiões. Para superar as dificuldades, os governadores se uniram. Por meio do Fórum dos Governadores, apresentamos propostas para enfrentar de forma coesa e organizada os efeitos da crise e estratégias para retomada da economia, como é o caso do Pró- Piauí”, ressaltou o governador durante a leitura da mensagem anual.

 

Foto: Roberta Aline/Cidadeverde.com

O chefe do executivo estadual também lamentou as mais de 3 mil mortes de piauienses já registradas até o momento, durante a pandemia da covid-19, e destacou que ações de prevenção e combate à doença ainda precisam ser realizadas.

“Evitar o  colapso no sistema de saúde e poder estar num processo de reorganização só foi possível pela união de esforços entre o poder público, o setor privado e a sociedade. Não podemos relaxar, nem esquecer as mortes pelo coronavírus. Precisamos seguir lutando para superarmos a crise econômica, social e, esssencialmente, humana, em decorrência da pandemia”, disse.

Vacinas

Wellington Dias, que coordena a temática de vacinação no Fórum dos Governadores do Brasil, também avaliou as primeiras semanas do processo de imunização no país. Segundo ele, a tendência é que novas doses cheguem ao país nos próximos dois meses e reforcem a campanha no Piauí e nos demais estados.

“Agora, já a partir dessa semana, com a chegada de mais vacinas, estamos iniciando no critério de idoso e comorbidades.  a expectativa é em fevereiro  receber 11,2 milhões de vacinas em todo o Brasil e seguir com o volume crescente em março e abril, para que possamos alcançar 25% de nossa população e com isso atender o chamado grupo de risco”, destacou.

Retomada econômica

Durante a leitura da mensagem anual, o governador também destacou e pediu apoio dos parlamentares para ações de retomada da atividade econômica. Entre os destaques, está o Pró-Piauí, que, segundo ele, deve ampliar as ações nos setores de infraestrutura, educação e social.

“Nesse relatório que apresentamos colocamos as informações para essa casa e também a disposição da população”, disse.


Via Cidade Verde

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.