PACHECO GARANTE QUE PAÍS JÁ CONTRATOU VACINA PARA TODA A POPULAÇÃO

Declaração do presidente do Senado aconteceu na manhã desta quarta-feira após reunião do comitê contra a COVID, que não tem a participação dos governadores.

Em entrevista coletiva, os presidente da Câmara, Arthur Lira ((PP/AL), do Senado, Rodrigo Pacheco DEM/MG), e o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, anunciaram na manhã desta quarta-feira (31/3) a contratação de vacinas suficientes para toda a população brasileira.

A declaração ocorreu após a primeira reunião, na  manhã de hoje, do comitê da COVID, criado na semana passada pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido), que também participou  do encontro.

O grupo foi criado na semana passada e não tem a participação de governadores.

O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), disse também que iniciativa privada irá ajudar na compra da vacinas.”O compromisso do Ministério da Saúde é com práticas científicas sólidas”, disse Marcelo Queiroga.

Pacheco ressaltou que o apoio do setor privado ocorrerá com a doação de parte das doses adquiridas para o Plano Nacional de Imunização.

Demandas dos governadores

O senador também disse ter levado as demandas de governadores ao presidente Jair Bolsonaro. “Transmiti também ao presidente e demais membros as reflexões e reivindicações de governadores dos Estados e do Distrito Federal.

Uma série de sugestões colocadas deixei na mão do ministro da Saúde de iniciativas que podem ser tomadas”, disse. Uma das sugestões citadas por Pacheco foi a atualização do plano de imunização para incluir a prioridade para profissionais de segurança pública e professores.

“Falamos também a respeito do aprimoramento das relações internacionais”, citou Pacheco. O presidente do Senado disse ter “grande confiança” no novo ministro nomeado das Relações Exteriores, Carlos França, que assumiu a vaga de Ernesto Araújo. A troca no Itamaraty era uma das cobranças do Parlamento.

Pacheco afirmou ter ouvido informações do ministro Marcelo Queiroga, da Saúde, que tranquilizam o Congresso e a sociedade sobre as ações da pasta para garantir a disponibilização de oxigênio e medicamentos de intubação.

O senador avaliou que a “união e pacificação” dos Três Poderes é caminho para o êxito no combate à pandemia. “Ninguém quer o caminho do caos, todos querem o caminho da solução”, disse. Ele reforçou, no entanto, que é papel do Congresso fazer cobranças e fiscalização em prol do bem-estar da população.

O que é o coronavírus

Coronavírus são uma grande família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus (COVID-19) foi descoberto em dezembro de 2019, na China. A doença pode causar infecções com sintomas inicialmente semelhantes aos resfriados ou gripes leves, mas com risco de se agravarem, podendo resultar em morte.

Por Estado de Minas

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.