PACIENTES COM COVID-19 GANHAM PRONTUÁRIO AFETIVO NO HUT
INFORMAÇÕES INDIVIDUALIZADAS
Um
prontuário é o documento no qual os profissionais de saúde registram as
informações do quadro clínico do paciente, já o prontuário afetivo traz informações
individualizadas sobre o que cada paciente mais gosta, a ação começou a ser
executada no Hospital de Urgência de Teresina (HUT) nessa semana.
Nos
leitos de enfermaria, a gerente de Enfermagem, Samara Laís, começou a fixar
folhas de papel com apelido carinhoso, gostos, hobbys e pessoas especiais para
o paciente. “Somos movidos a amor. Tentamos buscar essa humanização até mesmo
na narrativa da pandemia”, declarou.
Para
o psicólogo Eduardo Moita, o afeto traz melhorias na assistência, “são cuidados
que vão além da rotina diária. Com o prontuário afetivo os profissionais criam
um vínculo ampliando o sentimento de conforto e confiança com o paciente”,
esclarece.
Para
o médico Fábio Marcos, diretor-geral do HUT “a padronização de processos
descritos no prontuário terapêutico é importante para a segurança enquanto o
afetivo é um afago tanto para os pacientes quanto familiares. A família fica
muito angustiada, com poucas informações e não pode fazer visita por causa do
isolamento e esse vínculo melhora a assistência e a recuperação”, avaliou.
No
Hospital de Urgência de Teresina há 94 leitos exclusivos para o tratamento da
covid-19, sendo 56 enfermarias e 38 leitos de terapia intensiva (UTI).
180 GRAUS
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