SIMÕES-PI - COVID-19 - A TAXA DE TRANSMISSIBILIDADE REPRESENTA A PROPORÇÃO DE INFECTADOS QUE JÁ LEVOU A 09 ÓBITOS NO MUNICÍPIO.

   SIMÕES ONLINE

Leia acima boletim da secretaria de saúde do dia 16 de abril de 2021.

O monitoramento, exames, vacinação e todo trabalho voltados para o enfrentamento a covid-19, continuam no município, sempre no sentido de buscar menores taxas de transmissão e possivelmente zerar a covid-19 em todo município.

Uma alta taxa de transmissão é um forte indicador de que todos tem que tomar maior cuidado consigo, como também com o próximo.

Simões-PI, consta na SESAPI (secretaria de Estado da saúde),como um dos 50 municípios com maior taxa de transmissão da covid-19, isto apesar de todo trabalho executado pela vigilância sanitária, secretaria de saúde e prefeitura,  no enfrentamento e conscientização da população.

A transmissão é muito alta e não se deve banalizar ou desdenhar da doença. Todos devem obedecer as recomendações da saúde.

Ministério da saúde:

Como é transmitido?

Vírus pode ser transmitido durante um aperto de mão (seguido do toque nos olhos, nariz ou boca), por meio da tosse, espirro e gotículas respiratórias contendo o vírus.

 

O que é a Covid-19?

A Covid-19 é uma infecção respiratória aguda causada pelo coronavírus SARS-CoV-2, potencialmente  grave, de elevada transmissibilidade e de distribuição global e pode levar a morte.


Sintomas

De forma geral, os casos podem ser classificados em:

Caso assintomático

Caracterizado por teste laboratorial positivo para covid-19 e ausência de sintomas.

Caso leve

Caracterizado a partir da presença de sintomas não específicos, como tosse, dor de garganta ou coriza, seguido ou não de anosmia, ageusia, diarreia, dor abdominal, febre, calafrios, mialgia, fadiga e/ou cefaleia.

Caso moderado

Os sintomas mais frequentes podem incluir desde sinais leves da doença, como tosse persistente e febre persistente diária, até sinais de piora progressiva de outro sintoma relacionado à covid-19 (adinamia, prostração, hiporexia, diarreia), além da presença de pneumonia sem sinais ou sintomas de  gravidade.

Caso grave

Considera-se a Síndrome Respiratória Aguda Grave (Síndrome Gripal que apresente dispneia/desconforto respiratório ou pressão persistente no tórax ou saturação de oxigênio menor que 95% em ar ambiente ou coloração azulada de lábios ou rosto). Para crianças, os principais sintomas incluem taquipneia (maior ou igual a 70 rpm para menores de 1 ano e maior ou igual a 50 rpm para crianças maiores que 1 ano), hipoxemia, desconforto respiratório, alteração da consciência, desidratação, dificuldade para se alimentar, lesão miocárdica, elevação de enzimas hepáticas, disfunção da coagulação, rabdomiólise, cianose central ou SpO2 <90-92% em repouso e ar ambiente, letargia, convulsões, dificuldade de alimentação/recusa alimentar.

Caso crítico

Os principais sintomas são sepse, síndrome do desconforto respiratório agudo, síndrome do desconforto respiratório agudo, insuficiência respiratória grave, disfunção de múltiplos órgãos, pneumonia grave, necessidade de suporte respiratório e internações em unidades de terapia intensiva.

A covid-19 pode estar frequentemente associada a manifestações mentais e neurológicas, incluindo delírio ou encefalopatia, agitação, acidente vascular cerebral, meningoencefalite, olfato ou paladar prejudicados, ansiedade, depressão e distúrbios de sono.

- LAVE SEMPRE AS MÃOS

- USE MÁSCARA

- SÓ SAIA DE CASA SE NECESSÁRIO FOR

- USE ÁLCOOL EM GEL 70%

- EVITE AGLOMERAÇÕES

- EVITE VISITAS, PRINCIPALMENTE A IDOSOS.

- OBEDEÇA AS ORIENTAÇÕES DA SAÚDE.

 

 

 

 


Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.