SIMÕES-PI |COMUNIDADE QUILOMBOLA BELMONTE DOS CUPIRAS - SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE PROMOVE PALESTRA COM O TEMA “ ALTERNATIVAS AO DESMATAMENTO E USO INDISCRIMINADO DE QUEIMADAS.

O evento ocorreu no dia 17 de maio de 2021, no Povoado Maria  Preta na zona rural de Simões - PI, na Escola Eustáquio Carvalho, e teve início as  08 horas.

     O evento foi direcionado a comunidade Quilombola Belmonte dos Cupiras.

A comunidade quilombola participou de um dia de campo voltado a educação ambiental, sendo: Agricultores familiares da comunidade Belmonte dos Cupiras.

A formação iniciou-se com o Presidente da Associação Quilombola Belmonte dos Cupiras,  Greg Francisco de Carvalho, agradecendo a presença de todos os participantes e destacando a importância do evento que vem agregar bastante conhecimento a todos os associados.

A palestra trouxe sugestões de práticas alternativas ao homem do campo, destacando a importância do mesmo para o desenvolvimento sustentável e melhoraria na qualidade de vida dos cidadãos.

 Thomas Pedro Sá e Silva - engenheiro agrônomo, vinculado a Secretária de Meio Ambiente de Simões/PI ,  em sua palestra abordou  sobre  o que é meio ambiente e os benefícios do ICMS Ecológico para o município.

 De forma participativa fez um diagnóstico dos principais problemas e prioridades ambientais do município  e  de como os participantes poderiam fazer parte da solução.

 Fez também uma abordagem da relação homem e natureza, apresentando algumas técnicas de manejo do solo sem uso do fogo, como por exemplo a rotação entre lavoura e pastagem, rotação de culturas, plantio direto.

As consequências do uso de queimadas foram trabalhadas durante toda a formação de forma participativa, debatendo e sempre procurando trazer à visão dos participantes sobre a temática e compartilhando suas experiência.


VISITA  AO  SÍTIO BELMONTE DOS CUPIRAS.




Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.