PIAUÍ RECEBE 35 MIL DOSES DA VACINA PFIZER E AMPLIA USO EM MUNICÍPIOS.

Fotos: Sesapi

O Piauí recebeu, na tarde desta terça-feira (8), 35.100 doses da vacina Pfizer. A vacina será destinada para primeira dose de 5% das pessoas com comorbidades, pessoas com deficiência permanente, gestantes e puérperas com comorbidades, além de 4% das forças de segurança e salvamento e forças armadas e 12% dos trabalhadores do transporte aéreo. 

Segundo a Secretaria de Saúde do Estado, esta é a maior quantidade do imunizante já entregue ao estado. “O Piauí vem realizando um trabalho incansável para que as vacinas cheguem a todos os grupos contemplados”, destaca o secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto. 

Ainda de acordo com a Sesapi, será ampliada a distribuição do imunizante para outras cidades do estado, além das nove que já estavam sendo contempladas. Os municípios serão escolhidos na Comissão Intergestores Bipartite (CIB) e vão passar por capacitação sobre armazenamento e manuseio da vacina. 

“De acordo com o Ministério da Saúde, cada etapa da vacina Pfizer está sendo acompanhada de treinamentos específicos para promover a garantia do adequado manuseio da vacina, uma vez que a utilização dos imunizantes foi liberada primeiramente para as capitais e no decorrer dos lotes a Anvisa permitiu seu uso por cidades do interior, mediante conservação a temperatura de geladeira, entre 2ºC e 8ºC, por até 31 dias”, explica a diretora de Vigilância em Saúde da Sesapi, Cristiane Moura Fé.

Hérlon Moraes (Com informações da Sesapi)
redacao@cidadeverde.com

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.