PIAUÍ TEM MAIS DE 800 PEDIDOS DE APOSENTADORIA DE SERVIDORES EM 2021

 

O Governo do Piauí já registra 842 pedidos de pensão e aposentadoria de servidores no ano de 2021. A informação foi confirmada pelo presidente da Fundação Piauí Previdência (Piauí Prev), Ricardo Pontes, que ressalta que o número já representa quase 50% do total de pedidos registrados em todo o ano de 2020, que ficou perto de 2 mil. 

De acordo com ele, mesmo com a pandemia da covid-19, está sendo feito um trabalho para agilizar e garantir a conclusão de todas as etapas do processo. "Estamos cuidando. Apesar da pandemia, implantamos sistemas que conseguimos trabalhar, mesmo remotamente, todos os pedidos de aposentadoria e de pensões. Conseguimos avançar bastante, evoluímos e conseguimos reduzir o estoque.  Esse ano aumentou muito o número de pedidos de pensão, infelizmente muitos servidores vieram a óbito, inclusive por conta da covid. Estamos trabalhando e esses sistemas nos ajudaram bastante", explicou Ricardo Pontes. 

Ainda de acordo com o gestor da Piauí Prev, o tempo média entre o momento em que o servidor entra com o pedido de aposentadoria e a conclusão do processo é de aproximadamente dois meses. 

Ricardo Pontes também ressaltou que, com as aposentadorias, o Piauí vê o crescimento do déficit de servidores em seu funcionalismo público. Atualmente são cerca de 40 mil servidores ativos e mais de 45 mil inativos. 

"O número de inativos e pensionistas é superior ao número de ativos.  Temos também quase 5 mil servidores que já estão aptos a se aposentar. Essa é uma grande preocupação nossa. Estamos anunciando novos concursos para renovar esses quadros", disse. 

Prova de Vida

A Fundação Piauí Prev segue com  o Programa Prova de Vida 2021 e convoca servidores inativos, militares da reserva e pensionistas a realizar a prova de vida. Neste ano, devido a pandemia da Covid-19, a prova de vida será feita de forma exclusivamente digital por meio do aplicativo “Meu RPPS”.

Natanael Souza
redacao@cidadeverde.com 

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.